Havelange melhora e deve deixar UTI nesta segunda

Ex-presidente da federação apresentou sinais de melhora nos últimos dias e deverá deixar o tratamento intensivo no Hospital Samaritano, Rio de Janeiro

São Paulo - Internado desde o dia 18 de março, o ex-presidente da Fifa João Havelange apresentou sinais de melhora nos últimos dias e deverá deixar o tratamento intensivo da Unidade Coronariana do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, ainda nesta segunda-feira.

Havelange está "respondendo bem ao tratamento" e segue com quadro estável, informou o boletim médico, nesta segunda. Aos 95 anos, o ex-dirigente do futebol tem apresentado melhora desde que foi submetido a dois procedimentos de drenagem cirúrgica para conter a infecção no tornozelo direito.

Ele deverá ser transferido ainda nesta segunda para o setor de terapia semi-intensiva da Unidade Coronariana. Havelange está internado no local porque usa um marca-passo no coração, o que exige monitoramento constante dos cardiologistas. O ex-presidente da Fifa foi internado no Hospital Samaritano no dia 18 de março e chegou a respirar com a ajuda de aparelhos, removidos cinco dias depois.

Ex-atleta, João Havelange se tornou presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1956, de onde saiu em 1974 - a entidade precedeu a CBF. No mesmo ano, o dirigente foi eleito para presidir a Fifa, tendo exercido o cargo até 1998, quando foi substituído por Joseph Blatter.

No final do ano passado, Havelange renunciou ao seu cargo no Comitê Olímpico Internacional, alegando razões médicas, que não foram detalhadas. A renúncia ocorreu no mesmo momento em que enfrentava o risco de ser punido por supostamente ter recebido suborno da empresa de marketing ISL, que faliu e tinha acordos comerciais com a Fifa na década de 1990.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.