São Paulo - Guardiões da Galáxia é bem diferente de tudo que se viu nos últimos anos em termos de filmes de heróis baseados em quadrinhos . Ao mesmo tempo, ainda assim, não deixa de ser familiar.
É aí que está a maior graça dessa comédia de ação e viagem espacial: não se levar a sério.
Protagonizado por humanos, mutantes e extraterrestres, o filme dirigido por James Gunn (Seres Rastejantes) tem vocação cult e desponta com potencial de blockbuster -– já com uma sequência garantida.
O longa estreia em cópias 4D, 3D, IMAX e convencional, em versões legendadas e dubladas.
Desde suas primeiras aparições no final da década de 1960, nos quadrinhos da Marvel, os Guardiões já passaram por várias transformações e composições diferentes, mantendo sempre a ideia central de seus criadores, Arnold Drake e Gene Colan: um bando de renegados viajando pelo espaço e defendendo a galáxia.
O roteiro, assinado pelo diretor e a estreante Nicole Perlman, traz mais material do reboot da série de 2008, de Dan Abnett e Andy Lanning.
//www.youtube.com/embed/8VN_l57QWyQ
E como a série não é tão famosa como as de outros personagens, os roteiristas puderam reinventar, deixando de lado alguns detalhes do original.
Ao centro, está o único humano da trupe, Peter Quill, que se autodenomina Senhor das Estrelas.
Interpretado por Chris Pratt (da série Parks and Recreation), ele é uma espécie de aventureiro mercenário galáctico, que vagueia pelo espaço em busca de relíquias que possa roubar e vender.
O ponto de partida é o roubo de uma esfera poderosa, disputada por Ronan (Lee Pace) –- o objeto é o que o bom e velho cineasta Alfred Hitchcock chamaria de MacGuffin, ou seja, uma desculpa para dar o pontapé inicial à ação.
A cena acontece ao som de Come and Get Your Love, da banda Redbone, que junto com outros clássicos dos anos 70 (Elvis Bishop, David Bowie, 10cc, The Jackson 5, Rupert Holmes) está numa fita cassete chamada Awesome Mix Tape 1, que a mãe de Quill lhe deixou antes de morrer, no prólogo do filme.
Não por acaso, um obsoleto walkman é o bem mais precioso do rapaz, mais até do que a rentável esfera, cujos poderes, ainda desconhecidos, são cobiçados pelos poderosos do universo.
Se, por um lado, Os Vingadores são as estrelas da Marvel no cinema, com seus uniformes alinhados, seus poderes e parafernálias, os Guardiões são os estranhos que nunca conseguiram muito destaque -- por isso, não têm uma reputação para manter e assim divertem-se muito mais.
Para proteger a sua vida e o universo, Quill se une à alienígena Gamora (Zoe Saldana, Avatar), o fortão Drax (o ex-lutador Dave Bautista), Rocky Racum, um guaxinim geneticamente modificado e ciberneticamente aprimorado (dublado por Bradley Cooper) e Groot, uma espécie de árvore ambulante, capaz de se regenerar (dublado por Vin Diesel).
O excesso de personagens –-quem é extraterrestre? quem é mutante? e vilão?-– às vezes atrapalha, mas Gunn sabe como lidar ao manter a ação sempre girando em torno da relíquia misteriosa.
Algumas participações parecem apenas uma introdução para as próximas sequências: como Glenn Close, uma conselheira da paz, ou coisa parecida, e Benicio Del Toro, chamado aqui de Colecionador, que mais parece um Liberace do espaço.
Nenhum dos coadjuvantes, no entanto, é uma ameaça concreta ao quinteto de protagonistas.
Pratt se estabelece como herói, mas, num contexto bastante diferente do herói clássico, seu humor é genuíno. O ar de bad boy (um garoto humano raptado por uma nave após a morte da mãe) cabe ao personagem.
A dupla Rocky e Groot forma uma parceria inseparável, e Cooper está muito bem como dublador do roedor.
Ajuda muito também o fato das duas figuras computadorizadas beirarem a perfeição e estarem bem inseridas na trama, assim como o dilema do guaxinim, que, em certos momentos, parece esquecer que não é humano.
Guardiões da Galáxia pode, ser no fundo, apenas uma fantasia de Quill, que tenta superar a perda da mãe.
Mas, aos poucos, transforma-se numa ópera cômica espacial que nunca se leva a sério e até faz um comentário pertinente sobre a convivência harmônica entre seres de diversas origens.
- 1. Inverno na telona
1 /12(Reprodução/ Youtube)
São Paulo – Neste mês há ótimas opções de filmes para curtir as férias e o tempo livre. Para quem gosta de ficção científica, julho promete boas estreias como "Teorema Zero", "Transformers: A Era da Extinção" e "Planeta dos Macacos: o Confronto". Aqueles que preferem comédias e romances podem se divertir com "Não aceitamos devoluções", "Juntos e Misturados" e "Mesmo se nada der certo". A animação "Khumba" é a principal atração para as crianças.
- 2. O Último Amor de Mr. Morgan – 3 de julho
2 /12
O
filme conta a história de Matthew Morgan (Michael Caine), um professor de filosofia americano que mora em Paris há muito tempo, mas ainda não conhece a língua local. A razão disso é que sua esposa Joan (Jane Alexander) era sua intérprete. Entretanto, Joan faleceu há três anos e Matthew passou a viver triste e solitário, ocupando seu tempo com aulas de inglês ocasionais. Certo dia, ele conhece Pauline (Clémence Poésy), jovem professora de dança. Os dois acabam estabelecendo uma grande amizade, já que ela lembra a esposa de Matthew e ele lembra o pai de Pauline. Um filme que retrata a tentativa de continuar a viver mesmo com a ausência de quem amamos. “O Último Amor de Mr. Morgan” (“Mr. Morgan's Last Love”)
Direção: Sandra Nettelbeck
Duração: 116 minutos
Gênero:
Drama,
comédia Elenco: Michael Caine, Clémence Poésy, Gillian Anderson
- 3. O Céu é de Verdade - 3 de julho
3 /12
Baseado no best-seller de mesmo nome, "O céu é de verdade" traz para as telas a incrível história de Colton (Connor Corum), um menino que sobreviveu à morte e após voltar para casa começa a contar para seus pais, Todd (Greg Kinnear) e Sonja (Kelly Reilly), histórias sobre o céu e sobre pessoas que nunca conheceu. “O Céu é de Verdade” (“Heaven Is For Real”)
Direção: Randall Wallace
Duração: 100 minutos
Gênero:
Drama Elenco: Kelly Reilly, Greg Kinnear, Margo Martindale
- 4. Khumba - 3 de julho
4 /12
Khumba é um filhote de zebra que nasceu com apenas meio corpo listrado. Por isso, foi acusado de trazer má sorte para o bando e de ser responsável pela falta de chuvas na savana. Ele decide partir em busca de um lago mágico onde possa se conseguir as listras que faltam. Um
filme sobre como é "ser diferente". Na dublagem brasileira, Rodrigo Faro faz a voz de Khumba, Marco Luque é o avestruz Pernudo e Sabrina Sato é uma gnu chamada Mama.
- 5. Não aceitamos devoluções – 3 de julho
5 /12
O filme mexicano é uma comédia para toda a família. Valentin (Eugenio Derbez) é alguém despreocupado com a vida, vivendo de pequenos trabalhos e saindo com várias mulheres até que um dia uma mulher bate à sua porta com um bebê que diz ser sua filha. Ela diz que vai pagar o táxi e não volta mais. Sozinho com o bebê, Valentin se transforma: muda para os Estados Unidos e cria a pequena Maggie durante vários anos. Entretanto, seis anos mais tarde, a mãe de Maggie reaparece, com a intenção de levar a filha de volta com ela. “Não aceitamos devoluções” (“ No se aceptan devoluciones”)
Direção: Eugenio Derbez
Duração: 115 minutos
Gênero: Comédia dramática
Elenco: Eugenio Derbez, Loreto Peralta, Jessica Lindsey
- 6. O Amor é um crime perfeito – 3 de julho
6 /12
Este suspense francês traz para a tela do cinema um crime em meio a diversos casos de sedução. Um professor de literatura da Universidade de Laussane, Marc (Mathieu Amalric), tem encontros amorosos com suas alunas. Mas quando uma delas desaparece, ele se vê no meio das investigações e conhece Anna (Maïwenn), a mãe da aluna que sumiu. Ela procura informações sobre sua filha. “O Amor é um crime perfeito” (“L'Amour est un crime parfait”)
Direção: Jean-Marie e Arnaud Larrieu
Duração: 111 minutos
Gênero: Suspense
Elenco: Mathieu Amalric, Karin Viard, Maïwenn
- 7. O Teorema Zero – 10 de julho
7 /12
O filme é uma ficção científica que mostra a jornada de um homem que busca do sentido da vida. Qohen Leth (Christoph Waltz), um excêntrico e recluso hacker, é convocado por uma misteriosa empresa para resolver o Teorema Zero, uma fórmula capaz de determinar a razão da existência dos homens e se a vida possui algum sentido. Seu objetivo porém é constantemente atrapalhado pela sexy Bainsley (Mélanie Thierry) e de Bob (Lucas Hedges), filho da sombria figura que comanda essa empresa (Matt Damon).
“O Teorema Zero” (“The Zero Theorem")
Direção: Terry Gilliam
Duração: 106 minutos
Gênero: Ficção científica
Elenco: Christoph Waltz, David Thewlis, Mélanie Thierry
- 8. Juntos e Misturados – 17 de julho
8 /12
Adlam Sandler e Drew Barrymore voltam a atuar juntos, repetindo a parceira de sucesso de "Como se Fosse a Primeira Vez" e "Afinado no Amor", nessa comédia sobre pais solteiros e filhos. Depois de um desastroso encontro às cegas, os pais solteiros Lauren (Barrymore) e Jim (Sandler) concordam em uma coisa: nunca mais querem se ver novamente. Mas quando cada um deles se inscreve separadamente para curtir as férias de verão com seus filhos, acabam sendo obrigados a dividir uma suíte em um luxuoso resort & safari africano durante uma semana.
“Juntos e Misturados” (“Blended”)
Direção: Frank Coraci
Duração: 117 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Bella Thorne
- 9. Transformers: A Era da Extinção – 17 de julho
9 /12
Em seu primeiro fim de semana nos Estados Unidos, "Transformers: A Era da Extinção" arrecadou US$ 100 milhões, a maior bilheteria do ano em estreias. O quarto longa da saga dirigida por Michael Bay se passa alguns anos após o grande confronto entre Autobots e Decepticons em Chicago, quando os gigantescos robôs alienígenas desapareceram. Eles são atualmente caçados pelos humanos, que não desejam passar por apuros novamente. Quando Cade (Mark Wahlberg) encontra um caminhão abandonado, ele jamais poderia imaginar que o veículo é na verdade Optimus Prime, o líder dos Autobots. Muito menos que, ao ajudar a trazê-lo de volta à vida, Cade e sua filha Tessa (Nicola Peltz) entrariam na mira das autoridades americanas. Transformers: A Era da Extinção (“Transformers: Age Of Extinction”)
Direção: Michael Bay
Duração: 165 minutos
Gênero: Ação ,
Ficção científica Elenco: Mark Wahlberg, Nicola Peltz, Jack Reynor
- 10. Mesmo Se Nada Der Certo – 24 de julho
10 /12
Esta
comédia romântica é um
filme sobre recomeços. Keira Knightley é a namorada de um músico americano que vê seu relacionamento terminar justamente quando se muda para Nova Iorque. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta pelo produtor de discos interpretado por Mark Ruffalo, que está falido. Certo de que ela pode se tornar uma estrela, os dois começam juntos uma nova empreitada.
“Mesmo Se Nada Der Certo” (“Begin Again”)
Direção: John Carney
Duração: 104 minutos
Gênero: Comédia, romance
Elenco: Keira Knightley, Mark Ruffalo, Hailee Steinfeld
- 11. Planeta dos Macacos: O Confronto - 24 de julho
11 /12
O
filme continua a saga de Planeta dos Macacos - A Origem (2011) e retoma a trajetória do macaco César (Andy Serkis)15 anos após a revolução animal ocorrida no primeiro longa. Desta vez, o animal deve enfrentar um grupo organizado de seres humanos sobreviventes liderados por Dreyfus (Gary Oldman), que planejam reconquistar o domínio do planeta. Entretanto, Malcoml (Jason Clarke) se torna amigo de César e deseja impedir que o confronto aconteça. “Planeta dos Macacos” (“Dawn of the Planet of the Apes”)
Direção: Matt Reeves
Duração: 127 min.
Gênero:
Ficção Elenco: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman
- 12. Agora veja 9 filmes que ajudarão você a crescer profissionalmente
12 /12(Divulgação)