São Paulo - A dois dias para a abertura oficial da Copa do Mundo de 2014 , a maioria das Fan Fests, organizadas pela Fifa para quem não poderá assistir os jogos nos estádios, está com a programação confirmada.
A inauguração ocorreu no domingo, no aterro da praia de Iracema, em Fortaleza, com a apresentação da taça da Copa do Mundo feita pelo ex-atacante Ronaldo e o cantor Bell Marques, ex-vocalista do grupo Chiclete com Banana, que se apresentou para um público estimado de 35 mil pessoas.
Nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste as programações que estão fechadas terão shows de bandas brasileiras e a transmissão das partidas no período de 12 a 26 de junho, 28 de junho a 1 de julho, 4,5,8,9,12 e 13 de julho, das 12h às 22h.
Em Manaus, a festa terá atrações da cultura amazônica como o grupo "Canto da Mata", conhecido no carnaval de Parintins, além de shows de músicos brasileiros.
Em Brasília, o evento vai promover concurso de embaixadinhas e pênaltis, além das apresentações e da transmissão dos jogos oficiais.
O evento será realizado em espaços públicos das 12 cidades que sediarão jogos da Copa, mas nem todas as sedes aceitaram inicialmente a parceria com a Fifa.
Em Recife, a prefeitura se recusou a patrocinar a festa oficial e a confirmação do evento ocorreu em maio.
A organização do evento no local ficou sob responsabilidade de uma produtora carioca e não terá shows, apenas a transmissão dos jogos.
Salvador também abandonou o projeto inicial de fazer um carnaval a céu aberto devido a uma ação do Ministério Público da Bahia que proibia o uso do dinheiro público na festa, mas artistas abriram mão dos cachês, contando apenas com quantia para despesas logísticas, de acordo com informações do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da cidade, Guilherme Bellintani.
As Fan Fests são gratuitas, mas consideradas pela Fifa obrigatórias desde 2006, quando a entidade criou o evento para a Copa realizada na Alemanha.
A Fifa já declarou que haverá controle de entrada nos espaços do evento como forma de conter a violência, já que a capacidade dos locais é de até 35 mil pessoas.
São Paulo - Faltam poucos dias para a abertura da
Copa do Mundo de 2014 e o evento ainda não tem um hino consagrado. Não foi por falta de tentativa: desde o final de 2013,
marcas e a organizadora FIFA tentaram emplacar suas músicas e temas. Mas nenhum caiu na boca do povo. Não há fórmulas para um bom
jingle , explica Kleber Mazziero, maestro e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “Mas há três caracteristícas fundamentais: uma melodia que cative, uma letra que se conecta com o ouvinte e por fim o contexto certo. Esse último é imponderável”, afirma. O terceiro ponto talvez explique a falta de um grande sucesso, com o país ainda de pé atrás com a Copa. “Senti falta de artistas e ritmos mais nacionais. Temos grandes nomes de fama internacional que ficaram de fora”, completa. Confira a seguir as músicas lançadas pelas marcas candidatas a tema da Copa.
2. 2014 - Coca-Cola 2 /12
A patrocinadora da FIFA uniu a cantora paraense Gaby Amarantos e o grupo percurssivo Monobloco em sua canção Todo Mundo. De acordo com a marca, a escolha dos artistas tem o objetivo de representar a diversidade da música brasileira e o “Brasil de todo mundo”. Na faixa, há elementos do passinho, ritmo dançante herdeiro do funk carioca e febre no Rio de Janeiro. Os clipes são assinados pela agência Wieden+Kennedy.
3. 2014 - Itaú 3 /12
O Itaú escolheu o rock como influência em sua música Mostra Sua Força Brasil, cantada em comerciais por Paulo Miklos e Fernanda Takai. Os compositores Simoninha e Jairzinho assinam a canção. A campanha do banco patrocinador da CBF e da FIFA é produzida pela agência Africa e já se aproxima da marca das 17 milhões de visualizações no YouTube.
4. 2014 - Globo 4 /12(Reprodução)
A emissora lançou a música “Somos um Só”, uma versão nova da conhecida “Coração Verde e Amarelo” (Eu sei que vou, vou do jeito que eu sei…), de Tavito e Aldir Blanc, que acompanha a cobertura esportiva do canal há anos. O jingle é veiculado nos intervalos comerciais da programação.
Assista ao video aqui.
5. 2014 - Fiat 5 /12
O slogan “Vem Pra Rua” cedeu espaço para o “Festa na Rua”, em música interpretada por Hebert Vianna e Negra Li. Segundo a marca, que não tem cotas de patrocínio da FIFA ou da seleção, o objetivo é promover a rua como o palco principal da celebração brasileira na Copa. A composição é de Jair Oliveira.
6. 2014 - Garoto 6 /12
Um concurso cultural com 200 mil votos entre consumidores escolheu a música Talento, interpretada por Michel Teló e Claudia Leitte, como o jingle oficial da patrocinadora da FIFA. A campanha Torcida Garoto foi ao ar na TV em comerciais e teve a canção e o video, gravado no carnaval de Salvador, disponibilizados para download.
7. 2014 - FIFA 7 /12
A música oficial da FIFA teve recepção morna no Brasil. Acusada de retratar poucos elementos genuinamente nacionais, a faixa We Are One do rapper Pitbull traz participações de Jennifer Lopez e, no minuto final, a cantora Claudia Leitte em português. Além da previsível mistura de estilos musicais e línguas, no clipe os artistas aparecem rodeados de passistas num cenário tropical. O vídeo se aproxima das 60 milhões de visualizações.
8. 2014 - Activia 8 /12
A faixa interpretada por Shakira e Carlinhos Brown foi divulgada após a música oficial da FIFA e roubou a cena. O clipe, publicado com a diferença de uma semana de We Are One, tem quase 75 milhões de visualizações. Neymar, Piqué (marido da cantora) e seu filho Milan são algumas das participações do vídeo. A canção é patrocinada pelo iogurte Activia e pretende arrecadar fundos para o programa de alimentação escolar do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
9. 2014 - LG 9 /12
Em ano aquecido para as TVs, a LG escolheu lançar pela primeira vez uma campanha no formato de videoclipe. Para isso, importou o diretor americano Spike Jonze e escolheu como intérprete para a canção Arena Brasileira o cantor Seu Jorge. O vídeo foi filmado no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. O desenvolvimento é da Young&Rubicam.
10. 2014 - Coca-Cola 10 /12
Além da versão brasileira, a Coca-Cola lançou uma edição global da sua música-tema para o torneio, interpretada pelos cantores Aloe Blacc e David Correy. A percussão também é do grupo Monobloco, com inserções de instrumentos e trechos de DJs de diversos países.
11. 2013 (Copa das Confederações) - Fiat 11 /12
Vem Pra Rua tornou-se hino espontâneo dos protestos antes da Copa das Confederações. A música cantada pelo Rappa incentivava o brasileiro a sair às ruas para torcer, pregando que "a rua é a maior arquibancada do Brasil". O single foi disponibilizado para download gratuito e acabou sendo remixado em vídeos criados pelos manifestantes e postados na internet.
12. Aproveite e veja também: os times com as marcas mais valiosas em 2014 12 /12(Alexandre Battibugli/EXAME)