Globo: 5 figurinos que apareceram na novela das nove "A dona do pedaço" ficaram entre os nove mais procurados. (Globo/Reprodução)
Matheus Doliveira
Publicado em 30 de julho de 2020 às 07h00.
Mesmo com a internet, a televisão continua exercendo um papel importantíssimo quando o assunto é ditar novas tendências no universo da moda. Pensando nisso, no início do mês, a rede Globo, líder de audiência disparada no país há décadas, promoveu o "Papo de Moda", evento totalmente virtual sobre o assunto.
Durante o encontro, além dos resultados de uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores na quarentena, realizada pelo Ibope, a emissora também revelou os figurinos mais procurados pelo público em 2019.
Das nove peças de roupa e acessórios da lista, apenas uma não apareceu em uma novela da grade da emissora: trata-se de uma blusa branca de manga longa usada pela apresentadora Ana Maria Braga em um dos episódios do programa matinal Mais Você.
O destaque da lista ficou com a novela das nove "A dona do pedaço", estrelada pela atriz Juliana Paes: cinco figurinos que vestiram os personagens ficaram entre os nove mais procurados.
A Globo não comercializa figurinos semelhantes aos de suas produções, e a procura pelos itens se deu através dos canais de atendimento da emissora, como as redes sociais.
Para além de seus próprios figurinos, que inspiram tendências fora da televisão, a Globo também perguntou aos consumidores como eles consomem moda.
Mais metade dos consumidores (54%) disseram à pesquisa do Ibope realizada em maio que estão repensando a forma como se vestem. Desses 54%, 56% são mulheres jovens, entre 25 e 36 anos.
O Ibope também questionou os principais motivos para a aquisição de novas roupas e acessórios. 41% dos consumidores responderam que substituem itens antigos; 34% compram em datas comemorativas; 29% em trocas de estação e 13% por impulso.
42% dos consumidores disseram ainda que comprar roupas é uma espécie de terapia, demonstrando que o "consumo consciente" não necessariamente significa menos gasto.
Durante a pandemia, 70% dos consumidores têm adiado compras, mas, ao término do período, 56% pretendem comprar moda e acessórios, 28% calçados e 24% cosméticos.