Exame Logo

Gil do Vigor discute economia em quadro 'O Brasil tá lascado'

"O extremismo nunca foi positivo na vida de ninguém. E os políticos se utilizam dessa questão. Mas o conhecimento vai libertar a gente", afirma Gil

O quadro "O Brasil tá Lascado" nas redes sociais é divulgado a cada 15 dias (Reprodução/Divulgação)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de julho de 2021 às 15h25.

O economista Gilberto Nogueira, mais conhecido como "Gil do Vigor" após sua participação no reality show Big Brother Brasil , da Rede Globo , estreia neste sábado mais um episódio de seu quadro "O Brasil tá Lascado", que busca discutir questões econômicas e políticas a partir de um bordão que se popularizou em suas aparições no programa.

Quer saber como a inovação pode ajudar o seu negócio? Faça o curso Inovação na prática

Veja também

No novo episódio, Gil discute princípios básicos da economia, com seus custos e benefícios, e suas relações nem sempre explícitas com outras áreas da vida, como a política. O objetivo do economista é tentar mostrar a importância de compreender e trazer luz para as duas áreas, tanto economia quanto política, embora muitas vezes ambas sejam consideradas de difícil compreensão.

Na estreia do programa, o economista tratou sobre negacionismo. "O extremismo nunca foi positivo na vida de ninguém. E os políticos se utilizam dessa questão. Mas o conhecimento vai libertar a gente", afirma Gil.

Em sua participação no BBB, o economista chamou atenção por ter abordado assuntos econômicos áridos, como a inflação e o processo de decisão de uma autoridade monetária para controlar o avanço dos preços, de forma didática e compreensível.

Presidente do BC

Ao sair do programa, Gil revelou que sonha ocupar a cadeira de presidente do Banco Central, comandado hoje por Roberto Campos Neto. "Ser presidente do Banco Central. Seria extraordinário", afirmou Gil à época, ao ser questionado sobre seu maior sonho após o doutorado para o qual foi aprovado e que fará na Universidade da Califórnia em Davis (EUA).

"A emissão de moeda, o estudo do mercado financeiro. A moeda influencia vários fatores, como desemprego e inflação. Eu sou apaixonado, não é minha área de pesquisa hoje, mas eu tenho muito prazer de estudar e falar", disse.

A declaração gerou reações positivas do próprio Banco Central e de ex-presidentes da autoridade monetária.

O quadro "O Brasil tá Lascado" nas redes sociais é divulgado a cada 15 dias. O foco serão questões econômicas, políticas e sociais. No dia 8, Gil também estreia o quadro "Tá Lascado" no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo. Ele vai tirar dúvidas do público sobre economia.

Acompanhe tudo sobre:BBBBig Brother BrasilBrasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame