Exame Logo

"Garota Exemplar": Cumberbatch são Moore premiados

O filme vencedor, dirigido por David Fincher, tem como protagonistas Ben Affleck e Rosamund Pike

Juliane Moore foi premiada na categoria melhor atriz por seu papel em "Still Alice" (Jason Redmond/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2014 às 10h00.

O filme "Garota Exemplar" venceu o principal prêmio no Holywood Film Awards, em uma cerimônia que também teve como vencedores a atriz americana Julianne Moore e o ator britânico Benedict Cumberbatch.

O filme vencedor, dirigido por David Fincher, tem como protagonistas Ben Affleck e Rosamund Pike.

Cumberbatch venceu por sua atuação em "The Imitation Game", no qual interpreta Alan Turing, analista que decifrou os códigos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Juliane Moore foi premiada na categoria melhor atriz por seu papel em "Still Alice", no qual interpreta uma professora de linguística que começa a esquecer as palavras por sofrer do mal de Alzheimer.

Entre os coadjuvantes, os vencedores foram o veterano Robert Duvall por "O Juiz" e a britânica Keira Knightley por "The Imitation Game".

O prêmio de melhor elenco foi atribuído a "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo".

O Hollywood Film Awards marca a abertura oficial da temporada de prêmios, que até o momento não apresenta nenhum favorito e que termina com o Oscar, em 22 de fevereiro.

São Paulo - O que um garoto à deriva no mar, uma professora e um boxeador têm em comum? Segundo os especialistas ouvidos por EXAME.com, diversas lições de carreira para profissionais de todas as áreas e funções.  A lista de personagens de filmes escolhidos a dedo pelos especialistas em carreira vai desde o protagonista do filme "As Aventuras de Pi" até o personagem de Paulo Betti no filme sobre o barão de Mauá. Confira.
  • 2. Katherine Watson, de “O sorriso de Monalisa”

    2 /11(Divulgação)

  • Veja também

    Katherine Watson (Julia Roberts) é a professora de História da Arte da conservadora Wellesley College, feita só para mulheres. Apesar das rigidez do ensino, ela escolhe não cumprir apenas o protocolo durante o expediente.

    “Ela é comprometida com o que está fazendo e se permite ir além”, diz Thirza Sifuentes, coach da Homero Reis Consultores.

    O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile)
    Diretor:
    Mike Newell
    Duração: 117 minutos
    Ano: 2003
  • 3. Hoke Colburn, de "Conduzindo Miss Daisy"

    3 /11(Divulgação)

  • Neste filme, Morgan Freeman é Hoke Colburn, o motorista contratado para guiar Daisy Werthan, uma rica senhora judia de 72 anos - repleta de preconceitos. Aos poucos, graças às características de Colburn, as barreiras são quebradas.

    “Ele é sincero, se comunica muito bem e é persistente”, afirma Sigmar Malvezzi, professor da Fundação Dom Cabral.

    Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy)
    Diretor: Bruce Beresford
    Duração: 99 minutos
    Ano: 1989
  • 4. John Keating, de “A sociedade dos poetas mortos”

    4 /11(Reprodução)

    Interpretado por Robin Willians, John Keating é um dos personagens mais marcantes do cinema. Professor de literatura de uma escola preparatória para jovens, ele assume uma postura nada ortodoxa ao lecionar conceitos para a vida.

    “Ele incentiva que as outras pessoas encontrem seu potencial e se permitam ser quem realmente são”, diz Thirza.

    A sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society)
    Diretor: Peter Weir
    Duração: 128 minutos
    Ano: 1989
  • 5. Pi, de “As aventuras de Pi”

    5 /11(Divulgação)

    Como você reage às situações de extrema tensão? Nos mais de 200 dias à deriva, o indiano Pi conseguiu sobreviver. O motivo? “Ele tem um profundo sentido existencial para a própria vida. Isso é gasolina da melhor qualidade para a maneira como ele se relaciona com o mundo”, diz Malvezzi.

    Ao dar um propósito para a própria vida, Pi se enche de coragem e humildade. “É o oposto do profissional que pensa que é o bom, o melhor”, diz o professor.

    As aventuras de Pi
    Direção: Ang Lee
    Ano: 2012
  • 6. Jerry Maguire, do filme homônimo

    6 /11(Divulgação)

    Tom Cruise encarna Jerry Maguire, um agente esportivo que perde espaço nos negócios por defender uma nova lógica para o próprio mercado de trabalho. Por conta disso, seus pares pararam de acreditar nele.

    Mesmo assim, ele se manteve determinado a perseguir a própria visão. “Ele não deixou de acreditar, foi à luta e permaneceu”, afirma Thirza.

    Jerry Maguire
    Diretor: Cameron Crowe
    Duração: 139 minutos
    Ano: 1996
  • 7. Dan Millman, de “Poder além de vida”

    7 /11(Reprodução)

    Baseado em uma história real, “Poder além da vida” conta a história de Dan Millman (Scott Mechlowicz), um ginasta adolescente que sofre uma séria lesão que coloca em risco seu sonho de competir as Olimpíadas.

    Apesar de ter recebido um não, ele não desiste da meta. Neste processo, ele tem a ajuda de um mentor, Sócrates. “Mais que um treinador, ele é um coach da alma”, diz Thirza.

    Poder além da vida (Peaceful Warrior)

    Diretores: Victor Salva e Shalimar Reodica
    Duração: 120 minutos
    Ano: 2006
  • 8. Jim Braddock, em “A luta pela esperança”

    8 /11(Divulgação)

    Jim Braddock , interpretado por Russel Crowe, é um boxeador que se vê obrigado a deixar os ringues após uma série de derrotas. “Ele vai para a miséria, começa a passar muitas necessidades”, relata o coach Maurício de Paula.

    “Ele se recupera da queda por conta da resiliência, da elevada inteligência emocional para se reconstituir”, afirma o especialista.

    A luta pela esperança
    Diretor:
    Ron Howard
    Duração: 144 minutos
    Ano: 2005
  • 9. Julián, de "Elefante Branco"

    9 /11(Divulgação)

    O padre Julián (Ricardo Darin) é um exemplo de profissional que coloca a sua missão antes da ambição de crescer na carreira. “Ele cresce na sua realização pessoal e na sua competência”, diz o professor da Fundação Dom Cabral.

    Elefante Branco
    Diretor:
    Pablo Tapero
    Ano: 2012
  • 10. Creasy, de Chamas da vingança

    10 /11(Divulgação)

    Encarnado por Denzel Washington, Creasy é o segurança pessoal de Pita. O coach Maurício de Paula destaca a relação empática do personagem com a menina e o elevado grau de autoconhecimento dele. “Ele se torna fonte de inspiração para ela”, diz o especialista.

    Chamas da vingança
    Diretor:
    Tony Scott
    Ano: 2004
  • 11. O que inspirou quem inspira

    11 /11(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteAtores e atrizesCinemaEntretenimento

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame