Casual

Fotos e documentos assinados por Mandela serão leiloados

Entre os objetos de destaque desta venda figura uma foto em preto e branco de Mandela aos 78 anos desafiando com seus punhos o boxeador americano Mohamed Ali


	Nelson Mandela: ex-presidente da África do Sul que atualmente tem 95 anos, vive em sua casa de Johannesburgo
 (Getty Images)

Nelson Mandela: ex-presidente da África do Sul que atualmente tem 95 anos, vive em sua casa de Johannesburgo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 15h13.

Paris - Um colecionador sul-africano leiloará na próxima quarta-feira, em Johannesburgo, um lote de 79 fotografias, lembranças e documentos assinados pelo ex-presidente Nelson Mandela, informou nesta quinta-feira a empresa Stephan Welz & Co.

Entre os objetos de destaque desta venda figura uma foto em preto e branco de Mandela aos 78 anos desafiando com seus punhos o boxeador americano Mohamed Ali, com a assinatura dos dois campeões do combate à segregação racial.

O comprador, que deverá levar todo o lote oferecido a 800.000 rands (59.000 euros), também irá se apoderar de vários momentos históricos da vida de Mandela, todos assinados e frequentemente acompanhados por um certificado de autenticidade.

Em outra foto Mandela entra em um estádio de Soweto sob as aclamações da multidão e do braço de sua esposa Winnie, um dia depois de sua libertação após 27 anos de prisão, em fevereiro de 1990.

"Todas estas peças foram acumuladas por 14 anos e foram compradas", declarou à AFP Stefo Tufegdzic, um funcionário da empresa vendedora, que afirmou que "é provavelmente a maior venda de lembranças vinculadas a Mandela".

O leilão irá ocorrer no dia 27 de novembro às 17h00 GMT (15h00 de Brasília). O nome do colecionador, que destinará "uma pequena porcentagem dos lucros a obras de caridade", permanece em segredo.

Nelson Mandela, que atualmente tem 95 anos, vive novamente em sua casa de Johannesburgo, com atendimento médico permanente depois de permanecer hospitalizado de 8 de junho a 1 de setembro deste ano depois de uma recaída de sua infecção pulmonar e provavelmente de outras complicações.

Acompanhe tudo sobre:HistóriaNelson MandelaPolíticos

Mais de Casual

As 50 músicas mais ouvidas no Brasil em 2024; saiba mais

As 5 principais tendências de drinques e bares para 2025

Conheça o único sommelier brasileiro em degustação que elege os melhores vinhos do mundo em 2025

Giro Ristobar deixa Eataly e reabre em quadrilátero gastronômico do Itaim Bibi