Cannes - A irrupção do lado selvagem do ser humano na vida cotidiana, contada com humor tipicamente argentino em seis episódios por Damián Szifrón e protagonizada num deles por Ricardo Darín, entrou neste sábado na competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes .
"Relatos Salvajes", terceiro longa-metragem do diretor de "O fundo do mar" e "Tempo de valentes", arrancou risos e aplausos na exibição à imprensa nesta sexta-feira e terá sua estreia de gala neste sábado no Grande Teatro Lumière.
O filme abre o jogo com uma delirante situação a bordo de um avião onde, por alguma estranha razão, todos se conhecem.
A partir dali, o espectador é levado para um vertiginoso passeio numa montanha-russa emocional, episódio a episódio, ainda que com resultados desiguais, sobretudo no capítulo final - o menos eficaz.
Desde um sangrento encontro numa rodovia deserta até um casamento maluco em Buenos Aires, passando por um engenheiro - vivido por Darín - que perde a compostura com a implacável burocracia portenha. O decorrer imprevisível dos acontecimentos fez cair no riso a plateia de jornalistas internacionais credenciadas no Festival, onde a maior parte de filmes em competição tem temáticas sombrias.
O filme combina o trágico e o cômico num delicioso coquetel politicamente incorreto, em que os personagens são levados além dos limites onde normalmente ficam mantidos na vida em sociedade.
//www.youtube.com/embed/3BxE9osMt5U
"Esta sociedade e este sistema, o mundo ocidental capitalista, distorcem muito a natureza do homem", explicou Szifrón em Cannes. "Há uma enorme quantidade de pessoas, os pobres, que são nascidos e criados para produzir (...) e outra grande parcela de pessoas que são criadas para consumir, que são igualmente vítimas deste sistema (...) e que vive tensa e estressada".
Ao lado de Darín atuam Julieta Zylberberg, Leonardo Sbaraglia, Darío Grandinetti, Erica Rivas, Oscar Martínez, Rita Cortese, Osmar Núñez, Nacy Duplaa, Germán De Silva e María Marull.
O filme tem música de Gustavo Santaolalla e foi co-produzido por Agustín Almodóvar, para quem a seleção em Cannes "ajuda a gerar interesse para a distribuição" mundial. A Sony anunciou que comprou os direitos de distribuição nos Estados Unidos e na Nova Zelândia.
Alcance universal
Segundo Szifrón, o filme não pretende pintar uma realidade particular da sociedade argentina, já que tem alcance universal. "Eu não limitaria o que o filme reflete à Argentina". A julgar pelos aplausos arrancados em Cannes, o filme passa o recado.
O diretor também destacou o efeito de catarse que o filme provoca. "Não é que eu acredite que o mundo está a ponto de explodir, nem nada do tipo", garante.
Szifrón, de 38 anos, que alterna as atividades de direção com a produção de roteiros e a literatura, disse ter muita fé de que o ser humano "possa evoluir até zonas desconhecidas".
"Nós somos muito involuídos com respeito a nosso potencial". E esta seria a mensagem que, segundo ele, "Relatos Salvajes" pretende passar, mesmo que por efeito de contraste. "Estamos destinados a viver muito melhor do que vivemos hoje".
O filme é a bandeirada do cinema argentino no Festival, onde entrou pela porta da frente do exclusivo clube dos 18 filmes que competem pela Palma de Ouro. A disputa conta com pesos-pesados do cinema mundial, de David Cronenberg a Mike Leigh, passando por Ken Loach e Jean-Luc Godard.
Mas a presença argentina na festa mundial da sétima arte, que ano após ano aposta num cinema de qualidade, não se limita a "Relatos Salvajes".
Em seleções paralelas, estreiam neste final de semana os filmes "Jauja" de Lisandro Alonso, com Viggo Mortensen, "Refugiado" de Diego Lerman e "El ardor" de Pablo Fendrik, protagonizado pelo mexicano Gael García Bernal.
Um dos filhos prediletos do Festival, o diretor argentino Pablo Trapero, "Leonera" (2008) e "Carancho" (2010), preside o júri da mostra Un Certain Regard.
A Argentina vem produzindo uma média de 150 filmes por ano desde 2010 e ostenta uma das populações mais altas de cineastas da América Latina e do mundo. Há cerca de 14.000 estudantes de cinema em todo o país, dos quais saem com o título universitário ou técnico entre 1.500 a 2.000 a cada ano.
São Paulo – A agenda do mês de maio está repleta de grandes estreias do
cinema . Alguns dos
filmes mais esperados do ano chegam às telonas nas próximas semanas, entre eles “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, “O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro”, “Malévola”, "Godzilla" e “No Limite do Amanhã”. Confira a seguir estes e outros longas-metragens para anotar na agenda.
2. “O Espetacular Homem-Aranha 2” – 1 de maio 2 /15
Uma das sequências mais esperadas do ano, “O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro” estreia neste dia 1º nos cinemas. O longa mostra a vã tentativa de Peter Parker (Andrew Garfield) em se manter afastado de Gwen Stacey (Emma Stone), como havia prometido ao pai da garota. Ele, claro, não cumpre o prometido e, enquanto precisa lidar com sua paixão, deve combater os inimigos que aparecem. Um deles é o poderoso Electro (Jamie Foxx), que desafiará a força do jovem herói. “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” (“The Amazing Spider-Man 2”)
Direção: Marc Webb
Gênero: Ação
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan
3. “Amante a Domicílio” – 1 de maio 3 /15
Em pré-estreia em alguns cinemas, o filme "Amante a Domicílio" estreia oficialmente nesta quinta-feira. O longa conta a divertida história de Murray (Woody Allen), um senhor que, ao participar de uma conversa com sua dermatologista e uma amiga interessadas em um "ménage à trois", teve a ideia de se passar por cafetão para ganhar um dinheiro extra. Para conseguir seguir seu plano, ele convence seu amigo Fioravante (John Turturro) a se passar por gigolô. Depois da primeira experiência, Fioravante se sai surpreendentemente bem e cada vez mais clientes passam a entrar em contato com Murray para desfrutar dos dotes de seu amigo. "Amante a Domicílio" ("Fading Gigolo")
Direção: John Turturro
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: John Turturro, Woody Allen, Sofia Vergara, Sharon Stone
4. “Getúlio” – 1 de maio 4 /15
O filme “Getúlio”, estrelado por Tony Ramos, estreia nesta quinta-feira nos cinemas e mostra a intimidade do ex-presidente da república Getúlio Vargas, nos últimos 19 dias de sua vida, antes de se suicidar, em agosto de 1954. Por trás de sua trágica decisão, estava uma grande crise política, em que o líder da nação foi acusado de comandar um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges). “Getúlio”
Direção: João Jardim
Duração: 100 minutos
Gênero: Drama, Briografia
Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges, Adriano Garib
5. “Jogada de Rei” – 8 de maio 5 /15
Estrelado por Cuba Gooding Jr., o filme "Jogada de Rei" estrearia no dia 24 de abril, mas será exibido nos cinemas a partir do dia 8 de maio. O longa-metragem é baseado em fatos reais e conta a história de Eugene (Gooding Jr.), um ex-presidiário que ficou 18 anos na cadeia e, após obter sua liberdade, tenta refazer sua vida como faxineiro em uma escola. Mas sua atuação irá muito além da limpeza, quando consegue "domar" um grupo de alunos indisciplinados por meio do jogo de xadrez. "Jogada de Rei" ("Life of a King")
Direção: Jake Goldberger
Gênero: Drama
Elenco: Cuba Gooding Jr., Dennis Haysbert, Lisa Gay Hamilton, Carlton Byrd
6. “Mulheres ao Ataque” – 8 de maio 6 /15
Com estreia marcada para o dia 8 de maio, o filme “Mulheres ao Ataque” conta a história de Carly Whitten (Cameron Diaz), uma bela mulher que, quando acredita estar saindo com o homem certo, descobre que ele já é casado. Em vez de atacar a “rival”, ela propõe à esposa dele Kate King (Leslie Mann) que realizem um plano de vingança. Elas não esperam, no entanto, que terão a ajuda de Amber (Kate Upton), outra amante que também fica sabendo das enganações do infiel. “Mulheres ao Ataque” (“The Other Woman”)
Direção: 109 minutos
Duração: Nick Cassavetes
Gênero: Comédia
Elenco: Cameron Diaz, Leslie Mann, Kate Upton, Nikolaj Coster-Waldau
7. "A Recompensa" – 15 de maio 7 /15
O filme "A Recompensa", que chega aos cinemas no dia 15 de maio, conta a história de Dom Hemingway (Jude Law), um habilidoso e famoso arrombador de cofres que passou 12 anos na prisão sem delatar nenhum de seus comparsas. Depois de ganhar a liberdade, ele sai em busca de uma recompensa por tamanha lealdade. "A Recompensa" ("Dom Hemingway")
Direção: Richard Shepard
Duração: 93 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Emilia Clarke, Jude Law, Demian Bichir, Kerry Condon, Richard E. Grant
8. “Godzilla” – 15 de maio 8 /15
O clássico “Godzilla” volta às telas dos cinemas em um remake que estreia no dia 15 de maio. No filme, o viúvo Joe Brody (Bryan Cranston) teve que criar o filho sozinho, após sua esposa (Juliette Binoche) em um acidente na usina nuclear em que trabalhavam, no Japão. Após anos sem entender a catástrofe, ele descobre que um monstro gigante estava por trás daquele acontecimento. Agora, o mundo terá que enfrentar a fúria de Godzilla, que acordou de seu sono trazendo muita destruição. “Godzilla” (“Godzilla”)
Direção: Gareth Edwards
Gênero: Ficção científica, Ação
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Bryan Cranston, Ken Watanabe, Elizabeth Olsen
9. “O Teorema Zero” – 15 de maio 9 /15
O filme de ficção científica “O Teorema Zero” conta a história de Qohen Leth (Christoph Waltz), um hacker em crise existencial que busca resolver o enigma do “Teorema Zero”. Esse problema teria o poder de responder qual o sentido da vida, questão que o deixa obcecado. A estreia está marcada para o dia 15 de maio. “O Teorema Zero” (“The Zero Theorem”)
Direção: Terry Gilliam
Duração: 99 minutos
Gênero: Ficção Científica
Elenco: Christoph Waltz, David Thewlis, Mélanie Thierry, Matt Damon
10. “A Grande Escolha” – 22 de maio 10 /15
Com Kevin Costner no elenco, o filme “A Grande Escolha” estreia no dia 22 de maio. No longa-metragem, o ator interpreta Sonny Weaver Jr., o gerente do time de futebol americano Cleveland Browns, que passa por uma péssima fase. Com seu emprego ameaçado, ele tentará levar os melhores nomes do esporte para jogar em sua equipe. “A Grande Escolha” (“Draft Day”)
Direção: Ivan Reitman
Duração: 109 minutos
Gênero: Comédia dramática
Elenco: Chadwick Boseman, Ellen Burstyn, Frank Langella, Jennifer Garner, Kevin Costner, Rosanna Arquette, Sam Elliott, Terry Crews, Tom Welling
11. “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” – 22 de maio 11 /15
“X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” trará de volta os mutantes para os cinemas, no dia 22 de maio. O enredo mostra o futuro, em que poucos mutantes restaram, após serem dizimados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Para tentar reverter essa sina, os sobreviventes Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman) enviam a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo até os anos 70. Sua missão será encontrar Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) e convencê-los a mudar o destino dos mutantes. “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido” (“X-Men: Days of Future Past”)
Direção: Bryan Singer
Gênero: Ação
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Hugh Jackman, Peter Dinklage, Patrick Stewart, Ian McKellen, Halle Berry, Ellen Page, Jennifer Lawrence
12. “Uma Longa Queda” – 22 de maio 12 /15
Com estreia marcada para o dia 22 de maio, o filme “Uma Longa Queda” traz a emocionante e divertida história de quatro pessoas que, na noite de ano novo, se encontram por acaso no topo de um prédio, todos com a ideia de cometer suicídio. Essa coincidência faz com que eles fiquem amigos e façam um pacto de não tirarem a própria vida até o dia dos namorados. Enquanto isso, eles se conhecem melhor e ajudam uns aos outros. “Uma Longa Queda” (“A Long Way Down”)
Direção: Pascal Chaumeil
Duração: 96 minutos
Gênero: Comédia, Drama
Elenco: Pierce Brosnan, Toni Collette, Aaron Paul, Imogen Poots
13. “Malévola” – 29 de maio 13 /15
Diferentemente da maioria dos filmes de contos de fadas, o filme “Malévola”, que estreia nos cinemas no dia 29 de maio, tira o foco da princesa para dar atenção à história da bruxa má. O longa conta uma versão nova da história da Bela Adormecida, mostrando as passagens da vida da vilã Malévola (Angelina Jolie) que a tornaram amarga e vingativa. “Malévola” (“Maleficent”)
Direção: Robert Stromberg
Duração: 135 minutos
Gênero: Fantasia
Elenco: Angelina Jolie, Brenton Thwaites, Elle Fanning, Juno Temple
14. “No Limite do Amanhã” – 29 de maio 14 /15
O longa-metragem “No Limite do Amanhã” mostra como seria a realidade da Terra após uma invasão alienígena. Nessa situação, Bill Cage (Tom Cruise) precisa entrar para as forças armadas e ajudar a combater os inimigos, mas ele fica preso no tempo, no dia do confronto final, e passa a reviver a mesma data. À medida que morre e renasce, aprende novas formas e possibilidades de ajudar a humanidade nessa batalha. “No Limite do Amanhã” (“Edge Of Tomorrow”)
Direção: Doug Liman
Gênero: Ficção científica
Elenco: Tom Cruise, Emily Blunt, Lara Pulver, Charlotte Riley
15. Veja, agora, os 15 lugares onde mais se bebe vinho no mundo 15 /15(Vanessa Barbosa/EXAME.com)