Casual

Festival de Roma exibirá 59 filmes inéditos

Além da presença de ilustres figuras, como Quentin Tarantino e Sylvester Stallone, o festival reunirá 13 longas-metragens de todo o mundo

Pessoas assistem a projeção no Festival de Cinema de Roma: durante a apresentação do festival, Müller destacou a exibição de dois filmes "surpresa" (Ernesto Ruscio/ Getty Images)

Pessoas assistem a projeção no Festival de Cinema de Roma: durante a apresentação do festival, Müller destacou a exibição de dois filmes "surpresa" (Ernesto Ruscio/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 17h54.

Roma - O Festival Internacional de Cinema de Roma exibirá 59 filmes inéditos de 26 países diferentes em sua 7ª edição, que será realizado entre os dias 7 e 14 de novembro, anunciaram nesta quarta-feira seus organizadores.

Além da presença de ilustres figuras, como Quentin Tarantino e Sylvester Stallone, o festival reunirá 13 longas-metragens de todo o mundo em sua seção internacional, entre eles o "A glimpse inside the mind of Charles Swan III", dirigido por Roman Coppola, filho do aclamado diretor Francis Ford Coppola.

O diretor e produtor americano Walter Hill, que será agraciado com o prêmio Maverick Diretor Award pelo conjunto de sua obra, apresentará seu último trabalho, "Bullet to the Head", que conta com o ator Sylverster Stallone como um dos protagonistas.

Outra personalidade que passará pelo tapete vermelho da capital italiana durante a semana do Festival será o diretor Quentin Tarantino, como adiantou o diretor desta edição, Marco Müller, que estreia em Roma após sete anos à frente do reconhecido Festival de Veneza.

Entre as produções estrangeiras que estão fora de concurso, os destaques são o francês "Le Guetteur" (2012) - protagonizada pelo ator francês Mathieu Kassovitz, agraciado em Cannes em 1995 -, e a animação americana "Rise of the Guardians", que conta as vozes de atores como Alec Baldwin e Hugh Jackman.

Já os trabalhos inovadores, ligados às novas tendências cinematográficas, terá seu espaço na seção CinemaXXI, que procura interagir com outras artes e, em especial, com a arquitetura, projetando 8 filmes e 23 curtas no museu romano de arte do século XXI - o "MAXXI", um do edifícios mais emblemáticos construído em Roma durante os últimos anos.

O cinema italiano, que tem nos estúdios Cinecittà de Roma seu particular santuário, estará representado no festival por 16 filmes, os quais competirão em uma seção própria. Neste programa, entre outras estreias, o destaque fica para o longa-metragem "Razza Bastarda", do diretor romano Alessandro Gassman.

Durante a apresentação do festival, Müller destacou a exibição de dois filmes "surpresa", cujos nomes não serão revelados devido à situação de "censura" dos países onde foram rodados.

Além disso, Müller revelou que, em paralelo ao festival, será apresentada uma exposição que reunirá 85 fotografias do aclamado diretor Stanley Kubrick, todas tiradas durante a gravação de seu filme sobre a Guerra de Vietman, "Nascido Para Matar" (1987). Nesta edição, o Festival de Roma também contará com um canal próprio no portal YouTube. 

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFestivaisFilmes

Mais de Casual

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50