San Francisco - Moradores de San Francisco e turistas de passagem pela cidade cobriram de flores a entrada da casa que serviu de cenário para que o ator Robin Williams, morto na segunda-feira, interpretasse a senhora Doubtfire no filme "Uma Babá Quase Perfeita", de 1993.
Ramos de flores de todas as cores, velas, dedicatórias, fotografias e bichos de pelúcia se amontoam sobre as escadas de acesso à casa de estilo vitoriano da rua Steiner, de San Francisco.
"Era uma referência. Cresci vendo seus filmes: 'Hook - A Volta do Capitão Gancho', 'Jumanji', 'Uma Babá Quase Perfeita'. Ainda não posso acreditar que tenha morrido", afirmou à Agência Efe Johanna Erin, uma jovem moradora da cidade que se aproximou da rua Steiner para deixar um ramo de flores na "casa da senhora Doubtfire".
Além dos objetos que cobrem a escadaria de acesso à casa, a calçada em frente está repleta de mensagens escritas com gizes de cores nos quais se podem ler frases como "Não posso nem imaginar o que eu seria sem você", "Te amamos, Robin", "Sentiremos saudades" e "Obrigado por tudo".
No filme de 1993, Williams interpreta um pai recém divorciado que, desesperado para ver seus filhos e tentar recuperar sua família, se faz passar por mulher para que sua ex-esposa o contrate como babá.
Curiosamente, o proprietário da casa onde foi filmado parte do filme, que já declarou à "CBS" que respeitará as demonstrações de afeto a Williams e que não retirará as flores nem os objetos por enquanto, é um cirurgião plástico de 79 anos especializado em operações de mudança de sexo em mulheres e homens.
Apesar de ter nascido em Chicago, Williams estava muito ligado a San Francisco, cidade na qual morou vários anos e na qual possuía uma mansão, e era um fanático torcedor time local de beisebol, os Giants.
No partida de ontem no AT&T Park de San Francisco, entre os Giants contra e os White Sox de Chicago, os torcedores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ator.
-
1. Os clássicos de Robin Williams
zoom_out_map
1/11 (Reprodução/Patch Adams)
São Paulo - O
ator e comediante americano Robin WIlliams
foi encontrado morto em sua casa, aos 63 anos. Começando sua carreira artística em standups e em seriados televisivos, o ator se tornou mais conhecido por seus trabalhos no
cinema. Apesar de ter atuado principalmente em comédias e
filmes para todas as idades, como "Jumanji" (1995) e "Flubber - Uma Invenção Desmiolada" (1997), foi com o emocionante drama "Gênio Indomável" (1998) que o ator levou o Oscar por melhor ator coadjuvante. Veja a seguir outros filmes memoráveis de que Robin Williams participou.
-
2. Bom Dia, Vietnã - 1987
zoom_out_map
2/11
O filme de comédia dramática, ambientado em um momento de guerra, fez com que Robin Williams fosse indicado ao Oscar de melhor ator.
-
3. A Sociedade dos Poetas Mortos - 1989
zoom_out_map
3/11
No famoso filme, o ator interpreta o professor John Keating, que inspira os alunos de uma escola preparatória para jovens a seguirem suas paixões, por métodos nada ortodoxos. Por sua atuação, Robin Williams foi indicado ao Oscar de melhor ator.
-
4. Tempo de Despertar - 1990
zoom_out_map
4/11
Em "Tempo de Despertar", Robin Williams interpreta o médico neurologista Malcolm Sayer. Ele foi indicado ao Globo de Ouro por melhor ator de longa-metragem de drama.
-
5. O Pescador de Ilusões - 1991
zoom_out_map
5/11
Na comédia dramática, Robin Williams é Parry, um ex-professor de história medieval que se transformou num mendigo vivendo num mundo imaginário. Williams foi indicado para o Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
6. Uma Babá Quase Perfeita - 1993
zoom_out_map
6/11
Na comédia dirigida por Chris Columbus e baseada em um romance de Anne Fine, Williams interpreta o protagonista, Daniel Hillard, que se disfarça de mulher e vai trabalhar como babá de seus filhos. O ator ganhou o Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
7. Jumanji - 1995
zoom_out_map
7/11
O filme americano, muito conhecido pelos brasileiros, foi baseado em um livro infantil de 1982. Robin Williams interpreta Alan Parrish, o filho de um empresário que descobre que dentro de um baú velho há um jogo místico chamado "Jumanji".
-
8. Gênio Indomável - 1997
zoom_out_map
8/11
O drama da história do jovem Will Hunting, que é revelado como um gênio da matemática, rendeu a Robin Williams o Oscar por melhor ator coadjuvante, no papel do terapeuta Sean Maguire.
-
9. Flubber - Uma Invenção Desmiolada - 1997
zoom_out_map
9/11
Na conhecida comédia, Williams é um brilhante mas distraído professor universitário que tenta aperfeiçoar uma subtância que descobriu por acaso em seu laboratório no porão.
-
10. Patch Adams - O Amor é Contagioso - 1998
zoom_out_map
10/11
Robin Williams interpreta Hunter "Patch" Adams, que, após uma tentativa de suicídio, descobre o dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. O ator foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de longa-metragem musical ou comédia.
-
11. A.I. - Inteligência Artificial - 2001
zoom_out_map
11/11
No filme, que foi dirigido por Steven Spielberg a partir de um projeto de Stanley Kubrick, Robin Williams dubla a voz do supercomputador holográfico Dr. Saber ("Dr. Know").