Casual

Falta de carne bovina nos EUA abre espaço para hambúrguer vegano

Como a maioria da indústria de alimentos embalados, as proteínas vegetais também sentem o impacto da pandemia

Hambúrgueres veganos: opção diante da falta de carne bovina (Beyond Meat/Divulgação)

Hambúrgueres veganos: opção diante da falta de carne bovina (Beyond Meat/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 12 de maio de 2020 às 07h30.

Última atualização em 12 de maio de 2020 às 07h30.

Empresas de proteína de origem vegetal tentam conquistar consumidores da carne bovina há anos. Agora, a falta de carne causada pela pandemia de Covid-19 facilitou a tarefa.

Produtores da chamada carne fake têm uma oportunidade única, já que os estoques de carne bovina e suína encolhem nos EUA. A Wendy’s Co. já está sem hambúrgueres em algumas unidades, enquanto Kroger e Costco Wholesale têm limitado compras de clientes para alguns produtos de carne.

A fabricante de hambúrguer à base de soja Impossible Foods e a dona da alternativa à base de ervilha Beyond Meat se espalharam por supermercados nos EUA. Com prateleiras de carne relativamente vazias, clientes dão uma chance a esses hambúrgueres à base de plantas, de acordo com empresas e dados de mercado. Agora é a chance de empresas de carne alternativa atraírem esses consumidores e convencê-los a repetir.

“Acho que é realmente uma oportunidade”, disse Jennifer Bartashus, analista da Bloomberg Intelligence. “As pessoas estarão mais dispostas a experimentar alternativas de plantas.”

Como a maioria da indústria de alimentos embalados, as proteínas vegetais também sentem o impacto da pandemia devido à tendência dos consumidores de estocar as despensas. Os americanos compraram 5,3 milhões de unidades de produtos alternativos de carne em varejistas nas oito semanas encerradas em 25 de abril, o triplo da quantidade um ano antes, segundo dados da Nielsen.

Ainda é uma fração do 1 bilhão de unidades de carne bovina in natura e 952 milhões de unidades de frango fresco durante o mesmo período, segundo os dados. Mas a escassez poderia inclinar a balança a favor das alternativas veganas.

“O aumento das vendas nos supermercados potencialmente atrai novos clientes para experimentar produtos à base de plantas, caso carnes e laticínios tradicionais estiverem temporariamente esgotados”, de acordo com Alex Frederick, analista de capital de risco da PitchBook.

Com a colaboração de Millie Munshi e Leslie Patton.

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosCoronavírusGastronomiaHambúrgueresVeganos

Mais de Casual

Enoturismo ganha espaço em Teresópolis (RJ) com vinícola que une vinho e natureza

Do espresso ao coquetel: descubra 5 drinques com café em São Paulo

Praia com ondas a 15 minutos da Faria Lima começa a funcionar em abril de 2025; fotos

Quanto custa comer nos 8 restaurantes brasileiros da lista estendida dos melhores da América Latina