Pintura pop de Andy Warhol na Galeria Nacional de Retratos, em Londres (Oli Scarff/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2012 às 12h13.
São Paulo - No Jubileu de Diamante de Elizabeth II, uma exposição que será aberta ao público nesta quinta-feira em Londres mostra as diversas facetas da rainha do Reino Unido. As seis décadas da monarca no poder são reveladas em 60 imagens que vão de pinturas pop e fotografias descontraídas às caretas fotos oficiais.
Na década de 1960, quando chegou ao poder, Elizabeth II já assumia uma postura diferente de suas antecessoras. Na tentativa de aproximar sua imagem do povo, foi retrada com a famíllia e em suas atividades reais. Em 1968, ela chegou a convidar emissoras de TV para retratar seu dia-a-dia, fato do qual veio a se arrepender anos depois.
Em 1977, sua imagem é apropriada pela banda de punk Sex Pistols na capa do famoso álbum "God Save The Queen". Os olhos e as bocas da rainha cobertos por tarjas pretas até hoje causam polêmica, mas nasce desse retrato o pontapé para releituras feitas ainda hoje por artistas contemporâneos.
Apesar da grande quantidade e variedade dos retratos, algo parece ser comum a todos eles: o mistério que o rosto de Elizabeth II continua a insinuar.