São Paulo - Em forma de cristais, relógios e até batom, a designer Maayan Zilberman, que durante muito tempo trabalhou no mercado de lingerie, decidiu agora inovar e criar uma linha de doces para lá de exótica, batizada de doces Saba.
A proposta é oferecer a quem prova as guloseimas uma experiência multissensorial que envolve memória, sabores inusitados e até mesmo um toque de humor. Por isso, segundo a própria doceria, os doces são indicados para adultos.
Desde o mais simples dos sabores, como hortelã ou morango, a doces com gosto de pepino, pimenta preta ou champanhe, a ideia de Maayan é surpreender por meio de sabores e formatos.
A primeira loja da doces Saba foi inaugurada em novembro do ano passado em Fort Gansevoort, nos Estados Unidos . A segunda unidade foi inaugurada neste mês em Nova York. A doceria também possui uma loja virtual.
- 1. Dona do M%26M’s, Mars é a maior do mundo
1 /10(Getty Images)
São Paulo – O nome da americana Mars Inc não é muito conhecido do grande público. Uma das maiores empresas de capital fechado dos Estados Unidos, a Mars é mais famosa por um de seus produtos – os confetes de chocolate M&M’s. De acordo com a Candy Industry, a empresa é a maior produtora de chocolates e guloseimas do mundo. Sua receita líquida, em 2009 (últimos dados disponíveis), somou 16,5 bilhões de dólares. Além dos confetes, a empresa também fabrica outros produtos conhecidos, como o Twix.
2. Nestlé coloca a Suíça entre os dez mais 2 /10(Getty Images)
Tradicionalmente lembrada por seus chocolates, a Suíça não é o país com o maior número de representantes na lista. A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares. Com isso, a Nestlé ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de chocolate e doces. Naquele ano, a companhia contava com 283.000 funcionários.
3. Ferrero fatura US$ 8,9 bilhões e fica em terceiro 3 /10(Wikimedia Common)
O grupo italiano Ferrero ocupou a terceira posição no ranking da Candy Industry. Em 2009, sua receita foi de 8,997 bilhões de dólares. Conhecida dos brasileiros pelos bombons Ferrero Rocher, a empresa também é dona de marcas como Nutella e Kinder. Neste mês, o grupo esteve no centro de uma polêmica. Pietro Ferrero, diretor-geral e herdeiro do grupo, morreu em um acidente na África do Sul aos 47 anos. As circunstâncias do caso, porém, ainda não foram esclarecidas.
4. Cadbury, antes da incorporação pela Kraft, era a quarta 4 /10(Getty Images)
Em 2009, a britânica Cadbury era a quarta maior fabricante de chocolates e doces do mundo, segundo a Candy Industry. Sua receita líquida era de 8,819 bilhões de dólares. A Cadbury, porém, foi incorporada pela Kraft Foods em fevereiro de 2010, numa transação de 19,5 bilhões de dólares. A empresa tornou-se, então, uma das marcas da gigante americana.
5. Kraft Foods, sozinha, faturava US$ 8,3 bilhões 5 /10(Getty Images)
Antes de incorporar a Cadbury, a Kraft Foods era a quinta maior fabricante de chocolates do mundo, segundo a Candy Industry. Em 2009, último ano antes da transação, a Kraft obteve receita líquida de 8,3 bilhões de dólares. Entre seus produtos, estão o Toblerone e os wafers da Nabisco.
6. Hershey é considerada mais tradicional dos Estados Unidos 6 /10(Getty Images)
Fundada em 1894, a centenária Hershey é um dos orgulhos dos americanos, ao lado de marcas como a cerveja Budweiser – hoje controlada pela belgo-brasileira AB InBev. Em 2009, segundo a Candy Industry, a empresa gerou receita líquida de 5,319 bilhões de dólares. O desempenho a colocou como a sexta maior produtora de doces e chocolates do mundo.
7. Perfetti Van Melle é a sétima maior do mundo 7 /10(Wikimedia Common)
A empresa foi criada em 2001, a partir da fusão da italiana Perfetti com a holandesa Van Melle. Operando em 150 países, a companhia apresentou receita líquida de 2,882 bilhões de dólares no ano retrasado. Com isso, obteve a sétima posição no ranking dos maiores fabricantes de chocolates e doces do mundo. Entre suas marcas mais conhecidas, estão o Mentos e a Fruit-Tella
8. Lindt %26 Sprungli, outra centenária no ranking 8 /10(Getty Images)
A suíça Lindt & Sprungli foi fundada em 1845. Conhecida por seus chocolates premium, a empresa registrou receita líquida de 2,569 bilhões de dólares em 2009, segundo a Candy Industry. O desempenho lhe confere o oitavo lugar no ranking das maiores fabricantes de doces e chocolates do mundo. Um de seus produtos mais famosos é o Lindor, composto por uma casca de chocolate amargo e recheio de chocolate cremoso. A empresa também é dona da marca Toffer.
9. Ezaki Glico é a nona colocada 9 /10(Wikimedia Common)
O Japão também tem seus representantes no topo dos maiores produtores de chocolates e doces do mundo. Uma delas é a Ezaki Glico, que fecha a lista das dez maiores fabricantes de doces e chocolates do mundo. Em 2009 (últimos dados disponíveis), a empresa obteve receita líquida de 1,567 bilhão de dólares. Um de seus doces mais famosos é a barra de caramelo Glico, cujo nome é uma abreviação de glicose.
10. Meiji Seika, outra representante do Japão no ranking 10 /10(Divulgação)
A segunda representante japonesa na relação é a Meiji Seika, dona de marcas como Hello Panda e Ya Ya, ambas fabricadas a partir de chocolate. De acordo com a Candy Industry, a Meiji Seika fechou 2009 com receita líquida de 1,560 bilhão de dólares. A cifra é décima maior da relação.