Os visitantes poderão ver a estatueta, mas não tocar (Michael Loccisano/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2012 às 19h20.
Nova York - As estatuetas do Oscar de Melhor Ator e de Melhor Atriz que serão entregues no próximo domingo estão sendo expostas desde esta quarta-feira na emblemática estação Grand Central de Nova York, onde também poderão ser vistos prêmios dedicados a vários artistas nas cerimônias anteriores.
"Cada Oscar tem sua própria personalidade. O meu, por exemplo, não está bem preso e balança um pouco, mas eu o adoro, porque é meu", declarou na inauguração da exposição Melissa Leo, escolhida pela Academia no ano passado como Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em "O Vencedor".
Até a próxima sexta-feira quem estiver no Vanderbilt Hall da Grand Central poderá subir no palco instalado para esta exposição e erguer com suas próprias mãos uma estatueta idêntica a que será entregue aos vencedores no próximo domingo.
"Este objeto em particular, este ícone que poderão tocar, sentir e ver, tem um grande poder, e mal posso esperar para ver a cara das pessoas quando tocarem um Oscar pela primeira vez", acrescentou a atriz nova-iorquina.
Os visitantes também poderão ver, mas não tocar, a estatueta que será disputada no próximo domingo por George Clooney, Jean Dujardin, Brad Pitt, Demián Bichir e Gary Oldman, indicados como Melhor Ator.
O prêmio de Melhor Atriz cobiçado por Meryl Streep, Viola Davis, Glenn Close, Michelle Williams e Rooney Mara também fará parte da exposição.
Outro dos atrativos é o prêmio de Melhor Ator entregue a Michael Douglas em 1987 por seu papel em "Wall Street", assim como várias fotos que mostram o prêmio em seus diferentes períodos de elaboração.
A festa do Oscar acontecerá no Teatro Kodak, de Los Angeles. O evento será transmitido ao vivo em mais de 225 países. Billy Crystal será mais uma vez o mestre de cerimônias.
"Hugo", primeira produção em 3D de Martin Scorsese, e "O Artista", filme mudo e em preto e branco, partem como os principais concorrentes, com 11 e 10 indicações, respectivamente.
Em seguida aparecem "O Homem que Mudou o Jogo", com seis indicações, e "Os Descendentes" e "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", com cinco cada uma.
O Brasil estará representado na festa por Carlinhos Brown e Sergio Mendes, que disputarão o prêmio de Melhor Canção com a música "Real in Rio", do filme de animação "Rio".