(Alona Vibe/Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 24 de fevereiro de 2017 às 14h48.
São Paulo - Produzir alimentos e abastecer de forma sustentável um mundo que se concentra cada vez mais em centros urbanos não é tarefa fácil. Por essa razão, o apoio à produção local tem ganhado força globalmente.
Um dos exemplos recentes mais bacanas é o "Growrooms", um grande jardim esférico de várias camadas projetado para cultivar de forma sustentável alimentos suficientes para um bairro inteiro. Quanto mais esferas forem criadas, maior a oferta.
Para ajudar a estimular o cultivo e abastecimento local, o estúdio dinamarquês de projetos futuristas Space10 disponibilizou os planos para construção dessa horta gratuitamente.
As ferramentas necessárias para criar o jardim esférico incluem madeira compensada, martelos, parafusos de metal e, claro, dedicação para seguir as instruções compostas de 17 etapas.
De acordo com um comunicado do estúdio, já existem planos para construir "Growrooms" em Taipei, Taiwan; Rio de Janeiro, Brasil; São Francisco e Helsinque, Finlândia. E você pode adicionar sua cidade à lista ou até mesmo o seu quintal pode hospedar uma esfera.
O projeto também tem assinatura dos arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum. Segundo o Space10, os alimentos locais representam uma alternativa importante ao modelo alimentar global.
"Eles reduzem as distâncias percorridas do campo à mesa, reduzem a nossa pressão sobre o ambiente e educa os nossos filhos sobre de onde os alimentos realmente provêm", diz o estúdio.
Além disso, a horta esférica permite que as pessoas se reconectem com a natureza, representando uma expansão da arquitetura contemporânea e compartilhada.