Escolas criam cursos online para aperfeiçoar a escrita
Centros culturais, canais no YouTube e blogs dão dicas para quem quer escrever
Guilherme Dearo
Publicado em 13 de abril de 2020 às 10h53.
É possível aproveitar o tempo em casa durante a quarentena para investir em cursos variados que ajudam a aprimorar a escrita. Veja algumas opções:
Escrevedeira
Entre os cursos online do centro cultural, há opções como Artes e Artimanhas da Crônica, com o escritor Fabrício Corsaletti, nas segundas-feiras de 13 de abril a 4 de maio, das 19h30 às 21h30 (R$ 390). Outra opção é A Escrita do Conto Contemporâneo: Cenário, Trama, Personagens, com Paulo Scott, nas quintas-feiras entre 23 de abril e 18 de junho, das 19h30 às 21h30 (R$ 780). Mais informações estão no link bit.ly/escrvr.
Casa do Saber
Até 18 de abril, a Casa do Saber disponibiliza gratuitamente o conteúdo de sua plataforma on demand. Nela, é possível assistir às aulas do curso Introdução à Escrita Criativa, ministrado pelo escritor Antônio Xerxenesky, com lições sobre como estruturar textos curtos e ficcionais. Confira em bit.ly/escrcds.
Escreva seu Livro
Com 20 mil inscritos, o canal Escreva seu Livro, no YouTube, compartilha diversos vídeos com lições que vão desde como criar tensão narrativa em uma história até como evitar clichês na ficção. As dicas ainda envolvem temas ligados ao mercado editorial. Acesse: bit.ly/cseuliv.
Ficçomos
A jovem Wlange Keindé comanda o canal do YouTube Ficçomos (bit.ly/canalfic). Em vídeos descontraídos, ela dá dicas de como criar personagens, descrições e diálogos, como escolher o título ou fazer a capa de um livro. Ela também faz resenhas de obras sobre criação literária e compartilha lições gramaticais.
Ficção em Tópicos
Como o nome indica, o blog Ficções em Tópicos (bit.ly/fictopic), de Diego Schutt, apresenta conteúdos detalhados sobre a criação literária. Entre as seções, é possível aprender técnicas que ajudam na fluência do texto - ligadas, por exemplo, ao estilo, à caracterização dos personagens e à estrutura do enredo.