Casual

Entenda como funciona BB-8, o robô em forma de bola do novo "Star Wars"

Patente registrada pela Disney em 2010 pode explicar como o droide se movimenta

BB-8 / Star Wars (Reprodução)

BB-8 / Star Wars (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 10h47.

Um dos momentos que mais chamam a atenção no primeiro trailer de Star Wars: O Despertar da Força é a movimentação de BB-8, um simpático droide em formato de bola que inexplicavelmente consegue manter a cabeça parada enquanto todo o seu corpo gira. Mais tarde foi revelado que o personagem é um efeito prático, e não fruto de computação gráfica. Mas, afinal, como ele funciona?

Uma dupla de designers fãs de Star Wars descobriu uma patente registrada pela Disney em 2010 com as especificações técnicas para um androide esférico, bem parecido com BB-8, e que pode explicar como os produtores do filme transformaram o personagem em realidade.

O conceito por trás do "corpo" de BB-8 não chega a ser novidade. Em 2013, uma start-up nascida a partir de um programa de incentivo da Disney criou a Sphero, uma bolinha controlada por controle remoto que se parece bastante com o robô de Star Wars.

Dentro da bola existe um par de rodinhas, movida por um pequeno motor, que se mantém em contato com as paredes internas da esfera e a faz girar. Com um giroscópio, o motor consegue determinar o que é "para cima" e "para baixo", mantendo as rodas sempre na direção certa. Um sistema um pouco maior funciona do mesmo modo no BB-8.

A patente descoberta por Carlos Sánchez e Emilio Gelardo sugere que dentro da esfera existe uma haste centralizada, como uma coluna, ligando sua base inferior à sua parte superior. A haste funciona como um mastro, e na ponta dela há um imã. É esse imã que faz toda a diferença, mantendo a cabeça do BB-8 sempre presa ao corpo.

Por controle remoto, o mastro pode fazer uma série de movimentos de até 90 graus, em todas as direções. Um outro sistema mantém a haste sempre na posição vertical enquanto pequenos trilhos limitam até onde o elemento externo à esfera consegue ir enquanto preso aos ímãs. Com uma animação 3D, os designers testaram o conceito e mostraram como ele se aplica perfeitamente aos movimentos do BB-8.

Curiosamente, a patente foi registrada dois anos antes de a Disney comprar a Lucasfilm e anunciar a produção de um novo Star Wars. Os droides do filme foram criados pelos engenheiros Lee Towersey e Oliver Steeples, fãs da franquia que acabaram contratados para trabalhar na nova trilogia. O Despertar da Força chega aos cinemas em 17 de dezembro.

Fonte: HowBB8Works.com

Acompanhe tudo sobre:DesignEngenhariaFilmesINFO

Mais de Casual

Secretos, mas nem tanto: conheça bons bares estilo speakeasy em São Paulo

O que a Hering leva para o casamento com o Grupo Azzas 2154

Trem do Pampa: novo passeio no RS oferece paisagens deslumbrantes e degustação de vinho

Mansão à beira-mar de US$ 60 milhões quer bater recorde na Flórida

Mais na Exame