Exame Logo

Primeira edição do Campeonato Afegão tenta propagar paz

Primeiro campeonato de futebol do Afeganistão começou nesta semana apoiado por um público empolgado

Campeonato tem como objetivo de propagar um sentimento de união em um país atingido pela guerra (Paula Bronstein/Getty Image)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 21h40.

Cabul - O primeiro campeonato de futebol do Afeganistão começou nesta semana apoiado por um público empolgado e com o objetivo de propagar, através do esporte, um sentimento de união em um país atingido pela guerra e com divisões étnicas.

No último dia 18, as jovens promessas afegãs pisaram o gramado sintético de Maidan-e-Sabz (Campo Verde), instalações que ficam ao lado do Estádio Nacional de Cabul, onde até meados de outubro será disputado o Campeonato Afegão (Roshan Premier League).

Veja também

Milhares de pessoas tentaram participar do torneio, mas poucas conseguiram tornar seu sonho realidade, sendo recrutadas através de um programa de TV onde se submeteram a testes mentais, físicos e táticos.

O campeonato conta com oito equipes que representam as áreas geográficas afegãs e recebem nomes de montanhas, rios e lugares históricos do país, como a cordilheira do Hindukush.

'As equipes são de diferentes locais, mas os jogadores estão misturados. Por exemplo, pode haver no mesmo time um jogador das províncias de Mazar-e-Sharif e Badakhshan (norte), Kandahar (sul) ou Cabul', disse Shafiq Gawhari, comissário da competição.

No jogo de abertura, o Maiwand Atalan venceu o Shayeen Asmayee, da capital afegã, por 3 a 1, e Oqaban Hindukosh e Mawjhai Amu ficaram no empate em 2 a 2.


O evento, transmitido por dois canais de TV, é organizado pelo grupo empresarial 'MOBY' e tem uma receita de US$ 1,5 milhão graças ao patrocínio da companhia de telecomunicação Roshan e do Banco Internacional Afegão (AIB).

'Os primeiros objetivos do campeonato são promover o futebol no Afeganistão e garantir um programa de desenvolvimento sustentável do esporte no país', disse Gawhari.

De acordo com o comissário, o jogo deveria servir, também, para 'fortalecer a união nacional' e 'comandar o povo rumo à paz e à estabilidade'.

Os ingressos custam 30 afganis (US$ 0,60) e o público parece ter captado a mensagem, pois os jogos inaugurais tiveram grande público. Algumas pessoas tentaram entrar no gramado, mas a polícia local deteve os invasores.

A primeira temporada do Campeonato Afegão, que pretende dar apoio aos jogadores por um prazo de dez anos, terminará no dia 19 de outubro e recomeçará em 2013.

'Meu esporte favorito é o futebol, e esta é a primeira liga profissional afegã. Pessoalmente, me diverti, e parece que essas pessoas nunca viveram em um país assolado pela guerra', disse o espectador Ghulam Nabi, de 61 anos.

Nabi, que fechou sua loja mais cedo para assistir ao torneio, falou também que o torneio tem um grande potencial para descobrir os talentos desconhecidos do país.

Até a queda do regime talibã em 2001, o futebol era o único esporte praticado oficialmente no Afeganistão, e os estádios também eram usados pelos fundamentalistas para julgamentos públicos frente a milhares de pessoas.

Apesar da miséria geral e do estado de guerra permanente, os afegãos dão mostras de seu amor pelo esporte, e em Cabul é comum ver camisas de times como Barcelona e Real Madrid.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEsportesFutebolSetor de esportes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame