Desenho The Owl House, da Disney: primeira personagem bissexual em animação da marca (Disney/Divulgação)
Guilherme Dearo
Publicado em 17 de agosto de 2020 às 10h45.
Última atualização em 17 de agosto de 2020 às 10h47.
Uma nova animação do Disney Channel, "The Owl House" (A Casa da Coruja), promete ser um marco para a comunidade LGBTQI+: o desenho traz a primeira protagonista bissexual de uma animação Disney.
A criadora da série, Dana Terrace, contou em sua conta no Twitter que, por ser bissexual, se preocupava com tal tipo de representatividade nos desenhos. No episódio "Enchanting Grom Fright", a personagem Amity quer convidar sua amiga Luz, a protagonista de 14 anos, para o baile de formatura da escola. Durante o show, Luz mostra interesse tanto por homens quanto por mulheres.
Dana Terrace, que agradeceu aos executivos do canal por estarem abertos a esse tipo de personagem nos desenhos, revelou também que precisou insistir muito para conseguir colocar na tela a personagem bissexual. Segundo ela, um executivo da Disney disse para ela que não poderia haver personagens gays na história.
A bissexualidade de um personagem é algo inédito para a Disney, mas já existem outros personagens da comunidade LGBTQI+ em seu time de personagens. O filme da Pixar "Dois Irmãos" traz uma mulher lésbica, enquanto o curta-metragem "Out" tem um personagem gay.
Braço da Disney, a Marvel nunca colocou explicitamente um personagem não-heterossexual em seus filmes do "Universo Cinemático Marvel", mas isso deverá mudar. Ainda esperando lançamento, "The Eternals" terá um casal gay e mostrará o primeiro beijo gay em um filme Marvel.
Além disso, o ator e diretor Taika Waititi, diretor de "Thor: Ragnarok", quer incluir uma história no quarto filme da franquia, "Love and Thunder", que mostre o lado "queer" de Valkyrie, personagem de Tessa Thompson.