O diretor artístico do balé russo Bolshoi, Serguei Filin: Filin foi submetido a um transplante de pele e a várias cirurgias nos olhos após ataque com ácido (AFP)
Da Redação
Publicado em 17 de setembro de 2013 às 13h24.
Moscou - O diretor artístico do balé russo Bolshoi, Serguei Filin, que foi atacado com ácido em janeiro, retornou nesta terça-feira ao teatro pela primeira vez desde o drama para se reencontrar com seu grupo ante o início de uma nova temporada teatral.
"Estou muito feliz em vê-los", disse Filin, que voltou no sábado a Moscou depois de passar vários meses em tratamento em uma clínica alemã.
Filin, que foi atacado com ácido no dia 17 de janeiro em frente a sua casa, foi submetido a um transplante de pele e a várias cirurgias nos olhos.
O bailarino Pavel Dmitrishenk foi acusado de organizar o ataque e está sob custódia.
Além disso, o bailarino estrela do Bolshoi, Nikolai Siskaridzeh, foi acusado quase abertamente pela direção da companhia de ser o instigador do crime e foi despedido do balé.
E o diretor do Bolshoi, Anatoli Iksanov, foi demitido em julho pelas autoridades russas.
O olho esquerdo de Filin recuperou uma visão equivalente a 80% e seu olho direito pode ver símbolos grandes, indicou em um comunicado a clínica onde foi tratado. Há seis semanas, Filin tinha apenas 10% de visão no olho esquerdo e não enxergava nada com o direito.
Hoje "me sinto bem, o tratamento continua", declarou Filin durante o encontro com seu grupo.