Xícaras de café com manteiga (Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 9 de maio de 2015 às 11h47.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h58.
São Paulo - O café-da-manhã de muita gente costuma ser um copo de café e um pão com manteiga. O príncipio da dieta Bulletproof é quase isso: basta eliminar o pão e derreter a manteiga no café - adicionando ainda óleo de coco. Apesar de parecer estranha, essa receita tem ganhado muitos adeptos nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Criado pelo empresário americano Dave Asprey, o regime está no grupo daqueles que restringem carboidratos, apresentando uma lista de alimentos que podem ser consumidos e dos que estão proibidos, assim como as dietas do Dr. Atkins e Paleolítica.
Seu maior diferencial (que causa grande polêmica, diga-se de passagem) é a substituição da primeira refeição do dia pela mistura de uma xícara de café orgânico com uma colher de manteiga sem sal (feita de leite de vacas alimentadas com pasto) e outra de óleo de coco. Tudo sem açúcar, claro.
Parece pouco para integrar um desjejum, mas, de acordo com Asprey, a bebida é capaz de dar saciedade e acelerar o metabolismo, ajudando no emagrecimento e na queima de calorias. Outro ponto positivo alegado por seu inventor é a capacidade de o "drink" melhorar a capacidade mental, já que a combinação é rica em ácidos graxos, como o ômega-3.
Quando se fala em sabor, a polêmica aumenta. Para os adeptos, o gosto é bom e lembra um latte cremoso. Mas há quem diga também que o primeiro gole é capaz de provocar náuseas, como publicou recentemente o jornal britânico Daily Mail.
Embora alguns estudos tenham mostrado que o chamado Bullet Coffee pode ajudar na perda de peso, os resultados não convencem muitos especialistas, devido à alta quantidade de gordura contida na combinação, o que pode aumentar os índices de colesterol no sangue. Para funcionar, seria necessário cortar os carboidratos da rotina.
O problema é que, assim como nas outras dietas com baixa ingestão de carboidratos, o risco de desenvolver problemas de saúde, como dores de cabeça, fraqueza muscular e problemas digestivos. Se alguém não quiser encarar a chance de sofrer com esses efeitos colaterais e, mesmo assim, aderir ao "café com manteiga", o tiro pode sair pela culatra, pois é possível que haja ganho de peso.