Casual

Depressão: a cura sem remédio

Psicanalista brasileiro lançou um livro que critica o uso de remédios no tratamento do problema

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 11h51.

Uma das doenças mais presentes no século XXI, a depressão tem acometido grande parte da população de forma silenciosa. A doença é caracterizada pela alteração das reações emocionais e suas causas podem ser psíquica ou orgânica.

Por ter características emocionais, a depressão não é uma doença fácil de ser diagnosticada e é de extrema importância que ela receba a devida atenção. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos.

Uma doença como essa, que pode trazer consequências graves, certamente tem um tratamento complexo e muitas vezes utiliza a medicação como parte desse tratamento. Porém, há alguns casos em que apenas exercícios neurológicos trariam bons resultados, evitando assim, a utilização de remédio como forma de terapia.

E é defendendo essa premissa que o psicanalista Leonardo Mascaro lançou pela editora Campus/Elsevier o livro Para que medicação? No livro, Mascaro traz respostas simples para problemas como este, excluindo o uso desnecessário de medicamentos. Através da apresentação de casos clínicos reais, Mascaro mostra que o tratamento de problemas acarretados pela rotina maçante não está necessariamente relacionado ao uso de medicamentos – que, por muitas vezes apresentam composição química forte e podem trazer outros problemas ao paciente – e sim a treinamentos neurológicos por neurofeedback, que consiste no treinamento dos neurônios para a mudança das atividades neurológicas. O que resultará em melhora para o paciente.

Acompanhe tudo sobre:DoençasDoenças mentaisRemédiosSaúde

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual