Exame Logo

Débora Falabella e Mariana Ximenes homenageiam mulheres poetas em peça

Apresentações acontecem em formato on-line. A cada sessão uma escritora participa como convidada

A atriz Débora Falabella acaba de estrear no cinema o filme "Depois a Louca Sou Eu". (Teatro Porto Seguro/Divulgação)

Marília Almeida

Publicado em 13 de novembro de 2020 às 06h00.

Última atualização em 13 de novembro de 2020 às 14h10.

Acontecem neste final de semana, 14 e 15 de novembro, as últimas sessões do espetáculo Cara Palavra, protagonizado pelas atrizes Andréia Horta, Bianca Comparato, Débora Falabella e Mariana Ximenes.

Com foco na poesia feminina contemporânea, a cada sessão as atrizes recebem uma escritora, que faz uma participação especial na peça.

Veja também

Cansaço? Estafa? Burnout? Faça da pandemia uma oportunidade de reset mental

As convidadas do último fim de semana são Viviane Mosé (sábado) e Conceição Evaristo (domingo). A capixaba Viviane Mosé é poeta, filósofa, psicóloga e psicanalista. Publicou diversos livros de poesia e também filosofia, entre eles Calor (2017) e Nietzsche Hoje (2018). Já a mineira Conceição Evaristo é escritora, poeta, romancista e ensaísta. Ganhou o prêmio Jabuti de Literatura em 2015 e estreou na literatura nos anos 90, com Cadernos Negros. Suas obras falam sobre temas como discriminação racial, de gênero e classe.

As sessões acontecem no sábado e domingo às 20h, com transmissão online pelo Teatro Porto Seguro.

No teatro está somente a atriz Débora Falabella. Através de entradas virtuais, as atrizes e músicos se apresentam de dentro de seus apartamentos. Andréia está no Rio de Janeiro, Mariana em São Paulo e Bianca na Califórnia.

O projeto Cara Palavra nasceu antes da quarentena, de um desejo das atrizes de realizarem algo juntas. Foi o músico Chuck Hipolitho que sugeriu a ideia de um espetáculo envolvendo música e palavra.

Durante a pandemia, se juntaram ao grupo Gustavo Giglio e Gianluca Misiti, que produziram vídeos postados semanalmente no Instagram @ cara.palavra, com curadoria de textos variados, que vai de poesias de autoras brasileiras, letras de música, discursos políticos e até sonetos, sempre acompanhados por música.

Pedro Brício foi convidado para fazer a costura dramatúrgica e direção do projeto, que os artistas-criadores chamam de sarau poético performático.

Mariana Ximenes, no espetáculo Cara Palavra (Teatro Porto Seguro/Divulgação)

A ideia era montar o espetáculo para os palcos, mas, com a pandemia, ele foi adaptado para uma temporada no Teatro Porto Seguro, mesclando atuações presenciais e virtuais com transmissão digital.

Os ingressos custam a partir de R$ 20 e terá parte do valor destinado para campanhas que auxiliam profissionais das artes cênicas afetados pela pandemia.

Serviço

Cara-palavra
Sábados (14) e domingo (15), às 20h.
Ingressos: a partir de R$ 20.
Classificação: 16 anos.
Duração: 60 minutos.
Teatro Porto Seguro
Vendas exclusivamente on-line no site Tudus
Dúvidas: contato@teatroportoseguro.com.br
Atendimento: (11) 3226.7300, de sexta a domingo, das 14h às 20h.
Na compra de um ingresso antecipado (até um dia antes), cliente Porto Seguro recebe um link extra de acesso para convidar alguém.
Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEscritoresMulheresTeatro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame