Curso online traz arte contemporânea pós-mídias digitais
Em quatro aulas online, a artista e professora Giselle Beiguelman aborda criação artística atual e experiências culturais que emergem no contexto das redes
Guilherme Dearo
Publicado em 21 de julho de 2020 às 16h13.
Última atualização em 21 de julho de 2020 às 21h11.
Em tempos de quarentena, o público não tem visto seus quadros prediletos de perto. A realidade de museus e galerias fechados, eventos como a SP-Arte cancelados e outros adiados, como a 34ª Bienal de São Paulo, tem deixado os amantes de arte inquietos em casa. Mas o novo cotidiano imposto pelo novo coronavírus mostrou a força da arte no mundo digital e como esse mercado já estava bem adaptado à vida online.
O mercado de arte contemporânea está conseguindo sobreviver, e muito bem, no ambiente virtual. Muitas compras nesse segmento já aconteciam sem que o interessado tivesse visto a obra ao vivo, apenas por imagens nas redes sociais. Com a pandemia, isso se tornou ainda mais comum. Também nessa nova realidade, museus passaram a investir em conteúdo online, como tour virtuais.
Se artes que dependem do suporte físico e da presença no público no local, como a street art, sentiram o golpe da quarentena e agora buscam se reinventar no mundo online, outros trabalhos contemporâneos, que têm como suporte mídias digitais, softwares e dados, têm se destacado e chegam aos espectadores em seus quartos e salas com facilidade.
Diante desse tema, mais urgente do que nunca em 2020, a Kura, curadoria de arte fundada por Camila Yunes Guarita, oferece a partir de amanhã, 22, o curso "Arte contemporânea pós-mídias digitais". Em parceria com o Iguatemi São Paulo, o curso de quatro aulas, uma por semana, pretende mostrar aos interessados a criação artística atual e as experiências culturais que emergem no contexto das redes.
Ministrado por Giselle Beiguelman, artista e professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, o curso quer superar o binômio já desgastado "arte e tecnologia" ou abordar trabalhos contemporâneos como se ainda usassem "novas mídias". Em 2020, a cultura já foi digitalizada, as mídias sociais e outras tecnologias já são uma realidade e os artistas usam com plena confiança as ferramentas do século 21. Hora, agora, de pensar nas suas novas particularidades estéticas, políticas e sociais da arte e da imagem.
As aulas vão desmistificar as relações entre arte contemporânea e arte tecnológica, introduzir conceitos e temas aos alunos e trazer exemplos nacionais e internacionais. Após a primeira aula, de introdução sobre as relações entre arte e tecnologia no campo da arte, os encontros serão temáticos, abordando "Cinemas expandidos: a imagem além-tela", com exemplos de artistas como Nam June Paik e Wodiczko; "Overdocumentação e memória: a imagem nas redes", com artistas como Natalie Bookchin e Maurizio Cattelan; e "Novos formatos: da cultura remix aos deepfakes", com exemplos de Mark Amerika e Francesca Panetta.
Arte Contemporânea Pós Mídias Digitais
Com Giselle Beiguelman
De 22/7 a 12/8, das 12h às 13h15 – as aulas também ficarão gravadas para acesso posterior
Inscreva-seaqui.
Mais informações: hello.kuraarte.com.br