Histórias foram desconstruídas para receber a intervenção das crianças (lusi/ Stock.xchng)
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2012 às 18h00.
São Paulo - Quem é que não gosta de ouvir ou de ler uma boa história? Pois na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa no dia 9 de agosto, também será possível inventar narrativas! Não é bacana? Isso porque o evento, que é a maior feira de livros realizada no país, reserva um espaço especial e bem grande para as crianças, onde as histórias são criadas pelos próprios visitantes.
A área infantil recebeu o nome de Deu a Louca nos Livros, sugerindo que nela as obras estão fora de lógica, e foi construída com a cenografia lúdica de Emanoel Araújo, um superartista e diretor-curador do Museu Afro Brasil. Neste espaço, as crianças são convidadas a entrar em um livro gigante, que não tem páginas, mas brinquedos e personagens da literatura nacional. Com a ajuda de educadores, elas podem recriar o enredo como desejarem e, ao final do percurso, desenhá-lo ou escrevê-lo em um grande painel.
Algumas das histórias que foram desconstruídas para receber a intervenção das crianças foram: Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos; Macunaíma, de Mário de Andrade, e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado.
"Deu a Louca nos Livros é um espaço de ampliação do imaginário infantil. Nele as crianças vão se encantar pelas histórias", contou Zoara Failla, do Instituto Pró-Livro que conduziu o projeto. Divertido, não? Que tal ser coautor de um livro imaginário? Aproveite essa oportunidade na Bienal do Livro de São Paulo!
22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
Data e Horário: 09 a 19/08, 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209. São Paulo/SP
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) no Anhembi, pelo Ingresso Rápido ou na FNAC Pinheiros.
Transporte: gratuito, todos os dias, a partir de duas estações de metrô: Barra Funda e Tietê
Programação completa e mais informações no site do evento