Casual

Coprodução do Brasil é premiada no Festival Sundance

Filme chileno "Violeta Se Fue en los Cielos", de Andres Wood, tem parceria com cinema brasileiro através da produtora Denise Gomes

O filme foi indicado pelo Chile para concorrer ao Oscar, mas, como o brasileiro "Tropa de Elite 2", de José Padilha, não passou pelo comitê de seleção do prêmio  (Divulgação)

O filme foi indicado pelo Chile para concorrer ao Oscar, mas, como o brasileiro "Tropa de Elite 2", de José Padilha, não passou pelo comitê de seleção do prêmio (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 09h44.

São Paulo - Uma parceria internacional do cinema brasileiro - o filme chileno "Violeta Se Fue en los Cielos", de Andres Wood - venceu anteontem o World Dramatic no Festival de Cinema de Sundance, grande vitrine da produção independente nos EUA. Sundance foi uma criação do ator e diretor Robert Redford e abriga hoje o maior mercado indie do mundo.

Denise Gomes, que participou dos documentários "O Samba Que Mora em Mim" e "Tropicália" na Bossa Nova Films, é a coprodutora brasileira do longa de Andrés Wood. O autor chileno é conhecido do público do Brasil por "Machuca", um belo (e sofrido) relato sobre os anos de chumbo do General Pinochet, por meio do olhar das crianças. Foi justamente o amor por Machuca que levou Denise a procurar Wood, manifestando o desejo de trabalhar com o cineasta de 47 anos.

No Chile, "Violeta Se Fue en los Cielos" virou um fenômeno - e ganhou os principais prêmios do ano. O filme foi indicado pelo país para concorrer ao Oscar, mas, como o brasileiro "Tropa de Elite 2", de José Padilha, não passou pelo comitê de seleção do prêmio (para lograr ser um dos finalistas). A Violeta do título é um ícone do Chile, a cantora e compositora Violeta Parra, autora de "Gracias a la Vida" e "Volver a los 17", cuja tumultuada vida amorosa Wood reconstitui por meio de uma narrativa intensa.

Francisca Gavilán é a excepcional intérprete do papel (e ela canta, ainda por cima). O filme será distribuído no Brasil pela Imovision. Estava programado para maio, mas é bom antecipar. Com o título de "Violeta Foi para o Céu", o vitorioso filme de Wood já está à venda, em cópias piratas, no centro de São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArteChileCinemaEntretenimentoFilmesServiços

Mais de Casual

Arquiteto viraliza no TikTok organizando ambientes com Feng Shui

Como esta mochila tradicional do Japão conta a história do país

A tecnologia por trás do tênis que promete mudar o mercado de corrida

Descontos de até 50% marcam novo cenário das marcas de luxo na China

Mais na Exame