Casual

Cópias autografadas do Mein Kampf são leiloadas, US$ 64 mil

Cópias autografadas da obra do líder nazista alemão, de dois volumes e impregnada pelo antissemitismo, foram dedicadas como presente de Natal a Josef Bauer

Cópias do livro Mein Kampf: mesmo livros dedicados a Bauer foram vendidos por 25 mil dólares pela casa de leilões londrina Bonhams, em 2012 (Fabrizio Bensch/Reuters)

Cópias do livro Mein Kampf: mesmo livros dedicados a Bauer foram vendidos por 25 mil dólares pela casa de leilões londrina Bonhams, em 2012 (Fabrizio Bensch/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 12h23.

Los Angeles - Cópias autografadas do "Mein Kampf", o manifesto escrito por Adolf Hitler, foi vendido por 64.850 dólares em um leilão na quinta-feira, em Los Angeles, informou a casa de leilões Nate D. Sanders.

As cópias autografadas da obra do líder nazista alemão, de dois volumes e impregnada pelo antissemitismo, foram dedicadas como presente de Natal a Josef Bauer, um oficial da SS alemã durante a Segunda Guerra Mundial que participou da tentativa de golpe em Munique realizada por Hitler em 1923.

Onze pessoas fizeram ofertas no leilão online encerrado na quinta-feira à noite, que estimava a venda dos itens para entre 20 mil e 25 mil dólares, disse o leiloeiro.

Os mesmo livros dedicados a Bauer foram vendidos por 25 mil dólares pela casa de leilões londrina Bonhams, em 2012.

Nos dois volumes de "Mein Kampf" (Minha Luta), Hitler expressa sua visão para uma ascensão da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, assim como sua ideologia política racista do nacional-socialismo.

Diferentemente de outros símbolos nazistas como a insígnia, músicas e filmes, o "Mein Kampf" não é proibido na Alemanha. Os direitos autorais da obra pertencem à Bavária desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e o Estado no sul da Alemanha tem proibido a impressão e a venda da obra.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaLeilõesLivrosPaíses ricos

Mais de Casual

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Mais na Exame