Conheça os 20 relógios do vídeo que está bombando na web
Vídeo com um compilado de relógios diferentes tornou-se viral na web, principalmente em grupos que reúnem amantes de relojoaria e entusiastas
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2015 às 17h17.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h36.
São Paulo - Há pouco tempo um vídeo com um compilado de relógios diferentes tornou-se viral na web, principalmente em grupos que reúnem amantes de relojoaria e entusiastas. A montagem apresenta 20 peças que enchem os olhos. No entanto, poucos sabem quais modelos são esses. Nós, do WatchTime Brasil, resolvemos, então, apresentar a você, leitor, cada uma das peças, como você pode conferir abaixo. Mas não sem antes assistir ao vídeo , que foi replicado em diversas redes sociais e, ao todo, acumula mais de 7 milhões de visualizações:
O relojoeiro Daniel Nebel quis fugir do lugar-comum da relojoaria tradicional e criar algo diferente, que fugisse das voltas completas em um mesmo eixo ou de ponteiros retrógrados. Por isso criou um ponteiro que realiza um percurso com o formato de um feijão no mostrador. No entanto, as duas extremidades do movimento do ponteiro não teriam uma amplitude suficiente para realizar a marcação de minutos. Por isso foram inseridos dois discos nas extremidades para que os minutos fossem marcados corretamente. As horas são apresentadas por um disco na posição de 8 horas e a data está posicionada às 5 horas. Tudo isso é feito baseado em um movimento ETA.
O relógio surpreende ao apresentar um ponteiro de segundos que parece não dialogar com o movimento padrão do mecanismo de um relógio. Além disso, ele flutua sobre um disco preto com quatro eixos lineares. Horas e minutos são apresentados na posição de 2 horas do dial, enquanto parte dele é esqueletizada. Quem entrega estes movimentos é o calibre manufaturado ML215.
Com um calendário perpétuo, indicação de reserva de marcha, horas, minutos e segundos na posição de 12 horas e mostrador esqueletizado com um turbilhão giratório, esta é uma das peças mais complexas produzidas pela relojoaria. O movimento usado é um JLC 177.
Feito inteiramente de modo artesanal, todos os detalhes foram esculpidos e pintados em harmonia com o mostrador em madrepérolas. Além da beleza estética, o relógio merece destaque também em seu movimento. O calibre RMA88 de produção própria apresenta reserva de marcha de 48 horas e o repetidor de minutos. Acionado por meio de um botão o mecanismo faz com que o relógio bata as horas e os quartos de horas. É neste momento que a verdadeira obra de arte da relojoaria aparece: os pássaros começam a se mexer como se anunciassem o nascimento de um filhote que surge de ovo localizado no meio do caixa de ouro 18 quilates e 47 mm de diâmetro.
Concebido, desenhado e produzido pelo relojoeiro Antoine Preziuso em parceria com seu filho Florian. O relógio apresenta três turbilhões em uma placa giratória. Todos eles estão a uma mesma distância do centro do relógio. Cada um realiza uma rotação a cada 60 segundos e a placa leva, ao todo, 10 minutos para realizar uma rotação no mostrador.
Um dos relógios da premiada marca Ressence aparece no vídeo. O modelo conta com uma coroa na posição de 3 horas da caixa, diferente das versões mais recentes do modelo. Como é de costume das peças, a indicação de minutos é feita por uma porção giratória do mostrador, as horas estão num subdial intermediário, os segundos no menor, assim como o dia da semana.
Seus traços são inspirados em um barco estilo catamarã e a porção superior da peça apresenta um turbilhão de três eixos. Cada eixo completa uma revolução em 17, 19 e 60 segundos. A peça apresenta horas e minutos centrais.
A peça de caixa retangular apresenta horas, minutos e segundos por meio de fitas estampadas feitas em nylon, as mesmas usadas em cockpits de aviões Boeing 747. O relógio funciona por meio de uma bateria recarregável sem fios e possui uma autonomia de até duas semanas.
Pertencente à linha Opus, da Harry Winston, o modelo, assim como todas as peças que compõem a linha, possui um visual surpreendente. Apesar de apresentar apenas horas e minutos, este feito é realizado com muita complicação técnica. As horas são apresentadas no centro do mostrador, com um efeito “explosão”, enquanto os minutos estão em uma “orelha” às 2 horas. A segunda orelha, às 4 horas, apresenta um grande equilíbrio de titânio.
Um movimento composto por 460 partes apresenta hora local, minutos, pequenos segundos com função flyback, data, escala de hora de 24 horas, turbilhão voador e duas indicações de reserva de energia: uma para o órgão regulador e outra para as funções.
O modelo apresenta as horas com três indicações orbitais que, simultaneamente, também fazem o papel de ponteiro de minutos. A peça ainda apresenta uma indicação de dia e noite, assim como um indicador para manutenção.
O design surpreendente do modelo rendeu o prêmio de melhor design recentemente. As horas e minutos são apresentadas nas duas cúpulas inferiores, enquanto um turbilhão está no centro. As duas exibições da parte superior do modelo apresentam turbinas que auxiliam da regulação do relógio.
Este modelo é bastante semelhante à peça Square Wheel, apresentada acima. A distinção está no formato do arco de reserva de energia e nas engrenagens de segundos que, aqui, possuem formato de coração.
A graciosidade do modelo está mais na brincadeira que a peça permite do que na indicação de horas e minutos em si. O apertar de botões na lateral da caixa permite fazer a brincadeira de “bem me quer, mal me quer”, em francês que permite uma gama mais ampla de respostas: ele me ama um pouco, muito, apaixonadamente, loucamente ou não me ama. Todo este jogo é feito por um mecanismo composto por 791 peças.
Com o mesmo princípio orbital do primeiro modelo da marca apresentado nesta lista, a diferença é que este modelo conta com discos giratórios. O modelo apresenta horas e minutos na porção inferior do dial.
Feito à mão, a peça foi inspirada na série “Jornada nas Estrelas”. O turbilhão faz referência à estação espacial Deep Space Nine – daí o nome do relógio. A indicação de horas e minutos é feita por ponteiros que saem da região periférica do dial.
A princípio utilizado nos dois relógios já citados aqui se repete nesta peça. O que o difere é o uso de um ponteiro retrógrado, que se posiciona sobre a hora atual, para auxiliar na indicação de minutos. O modelo também apresenta reserva de energia e indicação de manutenção.
O novo relógio possui uma precisão em sua indicação de fases da lua de um dia de erro a cada 3.887 anos. Além disso, a peça faz a indicação de horas e minutos, uma indicação de 24 horas, turbilhão e dupla indicação de reserva de marcha.
O modelo é uma referência à principal divindade dos povos pré-colombianos do México e da américa central. A indicação de horas e minutos é feita pela cabeça e pela cauda da cobra, respectivamente.
Em seu final, o vídeo reapresenta um dos modelos exibidos. Uma engrenagem quadrada faz a apresentação dos pequenos segundos. Ela está ligada a uma segunda engrenagem com eixos circulares.
Mais lidas
Mais de Casual
Esta rua superou a Quinta Avenida, em Nova York, como a mais cara do mundo para varejoOs sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da DisneyQual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e naturalHyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo