Conheça 14 personagens LGBT da ficção
De Game of Thrones a Harry Potter, veja os personagens que representam a comunidade LGBT no mundo geek
Da Redação
Publicado em 26 de junho de 2015 às 18h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h39.
São Paulo - Nesta sexta-feira (26), a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento gay em todo o país. Para celebrar a decisão, o presidente dos EUA, Barack Obama , tuítou: "O amor vence". O tribunal acrescentou: "O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte". "Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento... Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. A Constituição lhes concede este direito", ressaltou, segundo a agência AFP. Para comemorar a decisão do país, INFO selecionou alguns personagens LGBT do mundo dos quadrinhos, séries, livros e games. Confira a lista a seguir:
Na segunda semana de junho, a DC Comics, responsável pelas publicações do Batman, confirmou o namoro entre as vilãs Arlequina e Hera Venenosa. A revelação aconteceu durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter, em resposta a um fã. "Sim, elas são namoradas, sem o ciúmes da monogamia", disse a empresa.
O personagem Robert "Bobby" Louis Drake, dos X-Men, se revelou gay em maio deste ano, nas páginas do quadrinho "All-New-X-Men #40". Em uma conversa com sua amiga Jean Grey, o fato vem à tona, reconhecido pela própria garota.
Em junho de 2012, a DC Comics informou que mudaria a orientação sexual de um de seus super-heróis consagrados na reformulação editorial que aconteceu à época, conhecida como Novos 52. O personagem escolhido foi o Lanterna Verde original. É importante não confundir os personagens, no entanto. Quem se revelou gay foi Alan Scott, que apareceu em 1940 durante a chamada "Era de Ouro dos Quadrinhos". Nessa época, os poderes do Lanterna Verde eram explicados como sendo uma mistura de misticismo e profecia. O Lanterna Verde pós-1959, chamado Hal Jordan, continua sendo hétero, até onde sabemos.
A escritora J.K Rowling revelou em 2007 queo amado bruxo e diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, era gay. A revelação foi feita durante uma sessão de autógrafos do último livro da série, 'Harry Potter e as Relíquias da Morte'. De acordo com J.K., Dumbledore era apaixonado por seu adversário, Gellert Grindelwald, que ele derrotou em uma antiga batalha entre bruxos do bem e do mal. Ainda segundo ela, seu amor por Grindelwald tinha sido para ele uma "grande tragédia".
A personagem Moff Mors é a primeira assumidamente gay de Star Wars. Moff aparece no livro Star Wars : Lords of the Sith, e faz parte do chamado "cânone oficial" da saga Star Wars, que une todas as histórias baseadas nos personagens do universo criado por George Lucas - incluindo filmes, livros, historias em quadrinhos, animações e games. A personagem é descrita como uma líder imperial "incrivelmente capaz" que fica boa parte do livro tentando prevenir o "fracasso absoluto" do Império.
Apesar de muitos acreditarem que Birdo é a namorada do Yoshi, a verdade é que o personagem é "um homem que gostaria de ser mulher", interpretado por muitos como sendo transexual. De acordo com o site Gay Gamer, o personagem originalmente não era parte da franquia Mario, mas sim da Doki Doki Panic, jogo que foi lançado fora do Japão como sequência do primeiro Mario. De acordo com manuais do game, "Birdo pensa que é uma menina e gosta de ser chamada de Birdetta. Ele gosta de usar um arco sobre a cabeça e atirar ovos de sua boca".
A personagem Poison, de Street Fighter, é transexual. Poison surgiu primeiramente em outro jogo como um personagem não jogável: Final Fight, do final dos anos 80, de acordo com este vídeo. Ao longo dos anos, Poison continuou aparecendo em outros jogos da Capcom, mas geralmente como personagem não jogável. Foi apenas no ano passado, em Ultra Street Fighter IV, que se tornou possível jogar com a personagem.
A série Gotham, que estreou no fim do ano passado pelo canal pago Fox, deixou claro logo no primeiro episódio que as personagens Barbara Kean, dona de uma galeria de arte, e Renee Montoya, uma detetive da polícia, eram mais do que amigas. Barbara se envolve com Renee quando esta lhe convence que seu noivo, James Gordon, é corrupto e assassinou um homem inocente, Mario Pepper - além de ter matado um gangster chamado Oswald Cobblepot para o chefe Carmine Falcone.
Renly Baratheon ia se casar com Margaery Tyrell para unir seus reinos, mas se apaixonou de verdade pelo irmão da moça, Loras, com quem mantinha relações sexuais constantes. No entanto, Loras foi preso por ser homossexual e Renly foi assasinado por seu próprio irmão, Stannis Baratheon.
O personagem Lito, um ator mexicano, tem como par romântico Hernando, interpretado pelo "ex-RBD" Alfonso Herrera. A série conta a história de oito personagens espalhados por diferentes lugares do mundo que, repentinamente, percebem-se mentalmente conectados. Eles são capazes de compartilhar habilidades físicas e mentais, transformando-os em um tipo diferente de super-herói.
Veja aqui as imagens das comemorações nos EUA pela legalização do casamento gay