Casual

Conceito de moinho abriga hotel e montanha-russa

Proposta conceitual foi pensada para a cidade de Roterdã, na Holanda

Dutch Windwheel, moinho conceito projetado para Roterdã, na Holanda (Divulgação)

Dutch Windwheel, moinho conceito projetado para Roterdã, na Holanda (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 17h51.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h09.

São Paulo – Uma das principais fontes de energia da Holanda são os moinhos de vento, mas um projeto conceitual pretende dar outros usos à construção. A proposta feita para a cidade de Roterdã idealiza um moinho que abriga também hotel, residências e atrações turísticas, como uma montanha-russa.

A criação tem 174 metros de altura e um design moderno, composto por dois arcos, sendo que o interno tem 72 apartamentos, um hotel de 160 quartos, um restaurante panorâmico e uma galeria. O círculo externo prevê uma espécie de montanha-russa, com 40 cabines que andam sobre trilhos, de onde é possível ter uma bela vista da cidade.

Diferentemente dos moinhos tradicionais, o chamado Dutch Windwheel foi imaginado com tecnologia desenvolvida pela Universidade Técnica de Delft, pela qual a energia é gerada pelo movimento das partículas de água movidas pelo vento.

A base do moinho está debaixo d’água e, por isso, a impressão que dá é que o prédio está flutuando. O projeto tem estrutura de vidro e aço e, para se tornar realidade, algumas tecnologias precisam ser finalizadas, mas o futuro não parece estar tão distante. Os idealizadores estimam que, uma vez construído, o moinho atrairia 1,5 milhão de visitantes por ano.

Acompanhe tudo sobre:DesignHotéisSustentabilidade

Mais de Casual

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Mais na Exame