Casual

Colômbia estreia na Copa com vitória sobre a Grécia

Na próxima quinta-feira, a Colômbia medirá forças com os marfinenses. Já os gregos encaram o Japão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2014 às 17h34.

São Paulo - A Colômbia estreou com o pé direito na Copa do Mundo, ao atropelar a Grécia por 3 a 0 no Mineirão, neste sábado, em Belo Horizonte, em partida válida pelo Grupo C, um dos mais equilibrados da competição.

Os colombianos abriram o placar com um chute colocado de Pablo Armero, logo aos 5 minutos de jogo, ampliaram com Teo Gutierrez, aos 13 do segundo tempo, e fecharam a conta com James Rodriguez, nos acréscimos da partida.

Com a vitória, os 'Cafeteros' assumiram a liderança isolada do Grupo C com três pontos, enquanto esperam o resultado da partida entre Costa do Marfim e Japão, que se enfrentam mais tarde neste sábado em Recife.

Na próxima quinta-feira, a Colômbia medirá forças com os marfinenses. Já os gregos encaram o Japão.

Com o lesionado Radamel Falcao como 'amuleto' nas arquibancadas e empurrados por 40.000 torcedores de seu país, os colombianos não demoraram para abrir o placar, logo aos 5 minutos de jogo, quando o ex-palmeirense Armero acertou um chute colocado de dentro da área que ainda desviou no zagueiro Konstantinos Manolas antes de entrar.

A equipe do argentino José Pekerman mostrou muita solidez defensiva e um bom toque de bola e, no primeiro tempo, o goleiro Ospina foi pouco exigido pelos atacantes gregos Samaras e Gekas, sumidos em campo.

Rodríguez brilha

No segundo tempo, a Colômbia continuou impondo sua superioridade técnica e ampliou o placar numa jogada de bola parada, aos 13 minutos, quando James Rodríguez, grande craque dos 'Cafeteros' com a lesão de Falcao, cobrou escanteio, Abel Aguiar desviou na primeira trave e Teo Gutierrez apareceu para empurrar para os fundos das redes.

Com a desvantagem de dois gols no placar, os gregos, conhecidos pela força defensiva que os levou ao título da Eurocopa-2004, precisaram se lançar ao ataque e quase deram o troco logo após sofrer o gol.

Aos 17 minutos, Vassilias Torosidis recebeu lançamento do lado direito da pequena área e tocou de primeira para Theofanis Gekas, que, de "peixinho", acertou o travessão de Ospina.

Aos 40, Samaras recebeu na entrada da área colombiana e chutou colocado. A bola raspou a trave direita, mas saiu pela linha de fundo.

Nos acréscimos, o tiro de misericórdia colombiano veio com James Rodriguez, que merecia um gol pela bela partida que fez, comandando todos os ataques de sua seleção.

O meia do Mônaco começou um rápido ataque desde o meio de campo, recebeu de calcanhar de Cuadrado e chutou colocado no canto direito do goleiro Karnezis.

Com 3 a 0 no placar, os milhares de colombianos que lotaram o Mineirão puderam gritar "Olé" a cada toque de bola e comemorar a grande estreia de sua seleção, que mostrou força e deu grande passo ruma à classificação às oitavas de final.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCopa do MundoCrise gregaEsportesEuropaFutebolGréciaPiigs

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame