Casual

Collants da seleção brasileira de ginástica artística feminina foram desenhados por Jade Barbosa

A equipe usou um collant preto com brilhos em verde e amarelo. Esta é a quarta vez que Barbosa desenvolve peças para a equipe

Atletas e treinadores da seleção brasileira de ginástica artística.  (Naomi Baker/Getty Images)

Atletas e treinadores da seleção brasileira de ginástica artística. (Naomi Baker/Getty Images)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 29 de julho de 2024 às 11h05.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

Ontem, a seleção brasileira de ginástica artística feminina estreou nas Olimpíada de Paris. As cinco atletas representantes do Brasil vestiram collants desenhados pela ginasta Jade Barbosa.

A equipe usou um collant preto com brilhos em verde e amarelo. Esta é a quarta vez que Barbosa desenvolve peças para a equipe.

Além da Olimpíada de Paris, Jade desenvolveu as peças para o Mundial de 2022 e 2023 e as Olimpíada de Tóquio, em 2021.

Em vído publicado no TikTok, a atleta revela que desde 2018 possui patrocínio. "Algo que me deixou muito feliz, porque quando comecei nem collant a gente tinha. Meu pai quem fazia os meus collants no início. Hoje, poder ter todas essas opções é muito mágico e realizador”.

@cbginastica

Vocês sabiam?! Além de medalhista mundial e atleta carimbada em Paris 2024, a @Jade Fernandes Barbosa também DESENHA alguns dos collants que a nossa Seleção usa! E nas Olimpíadas não será diferente, viu?! 🫣🫢 #gymnastics #leotard #paris2024 #tiktokesportes #gym #sports #ginasticaartistica #gimnasia #esportes

♬ som original - CBG Ginástica

Ontem, 28, o Brasil se classificou para as finais da ginástica artística. A equipe, composta por Rebeca Andrade — medalhista de ouro nos jogos de Tóquio —, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, se classificou em 4º lugar.

As próximas competições acontecem nos dias 30 de julho, 1, 3, 4 e 5 de agosto.

A competição de equipes será amanhã, 30, às 13h35. A individual geral será no dia 1º de agosto, às 13h15 com Rebeca Andrade e Flávia Saraiva. Salto será em 3 de agosto , 11h20 com Rebeca Andrade. Barras assimétricas será em 4 de agosto, às 10h40 sem brasileiras e sem Simone Biles. Trave será em 5 de agosto, às 7h38 com Rebeca Andrade e Júlia Soares. Solo será em 5 de agosto, às 9h23 com Rebeca Andrade.

Como funciona a pontuação e as notas da ginástica artística?

O primeiro a ser definido é que a ginástica artística olímpica é dividida por notas em cada um dos aparelhos ali dispostos. As ginastas são avaliadas pelo desempenho de suas séries em duas frentes: dificuldade e execução, cada uma com nota máxima de 10. A nota final é composta pela soma dessas duas, podendo chegar a 20 — feito nunca antes conquistado na modalidade.

A avaliação de dificuldade tem como objetivo analisar o conteúdo técnico apresentado pelas ginastas. Segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos, cada elemento possui uma pontuação pré-estabelecida e o grau de dificuldade varia a depender da acrobacia. A eles, são somados os exercícios obrigatórios, que garantem até 2,5 pontos.

A nota é estabelecida por dois árbitros, que anotam os movimentos realizados, averiguam a realização dos obrigatórios e, então, atribuem as notas. Para os exercícios não obrigatórios, no caso da ginástica feminina, os juízes selecionam os oito mais difíceis. A nota sai de 0 a 10.

No caso da execução, os juízes averiguam o desempenho dos atletas em cada um dos exercícios que eles realizam durante a competição. De acordo com o site oficial dos Jogos Olímpicos, são avaliados "se a realização dos movimentos condiz com os requisitos de execução descritos no código de pontuação, ou seja, se o ginasta realizou o elemento devidamente ou não".

A nota vai de 10 a 0, e diminui a cada exercício que não está devidamente adequado ou foi feito de erro na visão dos juízes. Caso a atleta pise na linha ou fora dela, em caso de execução do salto no solo, também pode sofrer penalizações na nota de execução.

A soma da nota de dificuldade e de execução constitui a nota final da ginasta.


Onde assistir às Olimpíadas de Paris 2024?

Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.

Veja como assistir:

  • TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
  • TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
  • Streaming: Globoplay;
  • Youtube (online e gratuito): Cazé TV.

Como assistir às Olimpíadas de Paris 2024 online e de forma gratuita?

A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasOlimpíadas 2024Paris (França)EsportesAtletas

Mais de Casual

Novo filme de M. Night Shyamalan insere serial killer na cultura pop

O melhor restaurante de Cuiabá, segundo o ranking EXAME Casual 2024

Por que o vinho do Chile é um dos melhores do mundo? Esse enólogo tem a resposta

2ª Semana da Cultura do Chá tem atividades em todo o Brasil

Mais na Exame