Casual

Chegada do inverno requer atenção dobrada contra asma

No período do inverno, as crises asmáticas costumam ser mais frequentes devido a diversos fatores, como um clima mais seco e frio


	Homem usa bomba de ar típica de pacientes com asma: para se preparar para esta temporada, recomenda-se que as visitas ao médico sejam frequentes
 (Divulgação)

Homem usa bomba de ar típica de pacientes com asma: para se preparar para esta temporada, recomenda-se que as visitas ao médico sejam frequentes (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 11h16.

São Paulo - A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que afeta o sistema respiratório. Caracterizada principalmente por tosse, falta de ar e chiado no peito, ela é causada por fatores ambientais e genéticos.

No período do inverno, as crises asmáticas costumam ser mais frequentes devido a diversos fatores, como um clima mais seco e frio, poluição ambiental, e maior incidência de infecções respiratórias, como o resfriado e a gripe.

Segundo Marcos de Carvalho Borges, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e responsável pela Comissão de Asma da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, aqueles pacientes que seguem corretamente o tratamento médico têm menos chances de crises nesta época do ano.

“É fundamental que o paciente mantenha um tratamento regular previamente à chegada do inverno, realizando exames e medicando-se adequadamente mediante acompanhamento médico”, afirma dr. Marcos.

Para se preparar para esta temporada, recomenda-se que as visitas ao médico sejam frequentes e que seja feita uma avaliação do tratamento utilizado, para ter conhecimento se o mesmo está sendo realizado de maneira adequada à necessidade do paciente.

Uma das precauções para as eventuais crises asmáticas é evitar a prática de exercícios com alta frequência e ao ar livre em dias frios e secos, visto que ela, em alguns pacientes, pode desencadear uma crise de asma. Além disso, alguns pacientes necessitam de vacinação contra a gripe e a pneumonia.

“Praticar exercícios em locais abertos, principalmente quando o tempo está mais seco e frio, exige alguns cuidados antes de iniciar as atividades, como aquecer-se ou utilizar medicamento previamente ao exercício, por exemplo.”

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarDoençasDoenças respiratóriasSaúde

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo