Casual

Canal cria plataforma dedicada ao julgamento de Pistorius

Plataforma de televisão por assinatura sul-africana anunciou a criação de um canal dedicado exclusivamente ao julgamento do atleta paralímpico

Oscar Pistorius, em 2012: julgamento terá uma ampla cobertura do processo, que começará em 3 de março (Will Clayton/Wikimedia Commons)

Oscar Pistorius, em 2012: julgamento terá uma ampla cobertura do processo, que começará em 3 de março (Will Clayton/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 09h23.

Johanesburgo - Uma plataforma de televisão por assinatura sul-africana anunciou a criação de um canal dedicado exclusivamente ao julgamento do atleta paralímpico Oscar Pistorius pelo assassinato de sua namorada, informa nesta quinta-feira a imprensa local.

"O julgamento de Oscar Pistorius" terá uma ampla cobertura do processo - que começará em 3 de março -, assim como documentários sobre a figura do esportista e a análise de especialistas criminalísticos.

A diretora de conteúdos da plataforma "MultiChoice" - responsável do canal -, Aletta Alberts, explicou que é a primeira vez que a empresa cria um canal especial para cobrir um evento como esse.

O conteúdo da rede será elaborado pelos produtores do prestigiado programa de documentários sul-africano "Carte Blanche".

"Estes produtores são a escolha natural para fazer este canal. O lema é você "tem direito a ver tudo", e garante aos espectadores uma cobertura justa e equilibrada do julgamento", explicou Alberts.

A juíza do caso, Thokozile Masipa, deve decidir se as sessões ou alguns fragmentos do processo podem ser televisionados ao vivo.

O juiz Desmond Nair, que outorgou a Pistorius sua liberdade mediante pagamento de fiança em 22 de fevereiro, não autorizou a transmissão ao vivo quando esta decisão foi tomada.

No último comparecimento judicial de Pistorius, que aconteceu em 19 de agosto, o juiz Desmond Nair manteve as condições da liberdade provisória que o esportista obteve em troca do pagamento de uma fiança de um milhão de rands (78 mil euros então).

A alegação do promotor, de oito páginas, contém uma lista de 107 testemunhas que serão chamados a declarar durante o julgamento.

Oscar Pistorius, de 27 anos, é acusado do assassinato de Reeva Steenkamp, três anos mais velha que ele, cujo corpo foi achado sem vida com vários disparos na madrugada de 14 de fevereiro na casa do corredor em Pretória.

O esportista confessou que disparou através da porta fechada do banho, mas jura que atuou assim porque pensou que um ladrão tinha entrado em sua casa.

Se for declarado culpado, o atleta enfrentará a uma pena de prisão perpétua.

O corredor, conhecido popularmente como "Blade Runner", se transformou em agosto de 2012 em Londres no primeiro atleta com as duas pernas amputadas a participar dos Jogos Olímpicos, nos quais chegou a se classificar para as semifinais da prova de 400 metros rasos.

Acompanhe tudo sobre:AtletasOscar PistoriusTelevisãoTV

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação