Casual

Caminhada alternada para emagrecer

Alternar passadas rápidas com moderadas dá mais certo quando o objetivo é perder peso e fortalecer o corpo

Pessoas andando  (Getty Imagens/John Moore)

Pessoas andando (Getty Imagens/John Moore)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 13h49.

Muita gente acredita que quando mais rápido for a caminhada, mais rápido se emagrece. Não é bem assim. Uma pesquisa realizada pela Universidade New South Wales, na Austrália, mostrou que isso é apenas mito.

No estudo, um grupo de mulheres se exercitou caminhando por três vezes na semana, por 20 minutos, alternando passadas rápidas e moderadas; enquanto outro grupo de mulheres caminhou por 40 minutos, na mesma frequência, porém em um passo constante e num ritmo forte. Resultado: o primeiro grupo não só perdeu cinco vezes mais peso, mas ficou com pernas e glúteos mais fortes.

Tal fato ocorreu porque atividades leves metabolizam mais gordura do que açúcar. A gordura fornece energia para o corpo nos exercícios de longa duração e de intensidade baixa a moderada. Já o açúcar começa a ser metabolizado em atividades de curta duração e alta intensidade. Nos primeiros 20 minutos da caminhada que alterna passos lentos e rápidos, o organismo utiliza mais açúcar do que gordura, o que ajuda a emagrecer. O corpo começa a diminuir o açucar para consumir mais gordura porque possuímos uma reserva maior de lipídeo e menor de carboidrato, Logo, ao aumentar o passo o açúcar é queimado e, ao diminuí-lo, acontece a eliminação de gordura.

Escolha três dias da semana para se exercitar. Intercale alguns minutos andando e alguns minutos acelerando o passo ou mesmo dando corridinha moderada e verifique os resultados. Como em todo o exercício, não esqueça de se hidratar e se alongar antes e depois e depois da caminhada.

Acompanhe tudo sobre:Boa formaExercícios FísicosGorduraSaúde e boa forma

Mais de Casual

Entenda como o consumidor de café pode adotar uma postura mais sustentável

Vinho da Geórgia feito com mais de 200 variedades de uvas chega ao Brasil

Ao lado de obras icônicas de Kobra, centro cultural abre exposição com a história da tecelagem de SP

Mais na Exame