Jovem tira selfie: segundo o levantamento, 58% dos brasileiros afirmaram publicar updates durante viagens (Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2016 às 16h14.
Um estudo inédito da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, comprova que o Brasil é o país com maior número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem nas redes sociais.
Segundo o levantamento, 58% dos respondentes afirmaram publicar updates durante esses momentos, superando de longe o turista da Bélgica e da Dinamarca, que aparecem na lanterna, com 16% cada um. Por aqui, esse comportamento é ainda mais forte entre os jovens, já que 70% dos viajantes de 23 a 35 anos fazem isso.
De acordo com a pesquisa, que analisou os hábitos de viagem em 20 países, as redes sociais favoritas dos brasileiros são o Facebook (90%), Whatsapp (72%), Instagram (52%) e Twitter (34%).
A primeira é ainda mais querida pelas mulheres brasileiras, já que 93% delas utilizam o canal durante as férias. O estudo ainda mostra que 88% dos turcos e 85% dos portugueses também usam o Facebook enquanto viajam.
“Nosso levantamento comprova a conectividade dos viajantes brasileiros e o interesse deles em dividir suas experiências com amigos e familiares. A nível de curiosidade, a pesquisa também nos possibilita realizar comparações com outros turistas. E as diferenças são grandes! Os chineses, por exemplo, são os que menos utilizam o Facebook (10%) e o Whatsapp (1%). Quem reina por lá é o Wechat, já que oito em cada dez moradores da China afirmou fazer uso dessa rede durante as férias”, afirma Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.
Mais wi-fi, por favor
Como os brasileiros amam tanto utilizar dispositivos móveis, não é de se surpreender que a grande maioria deles priorize locais que ofereçam uma conexão estável.
Líder dentro os países pesquisados, 97% dos entrevistados no Brasil considera importante ter acesso a esse recurso, principalmente em ambientes como hotéis (89%), aeroportos (78%) e café e restaurantes (73%). Os turistas que menos dão importância a isso são os austríacos e alemães, já que 21% dos entrevistados em cada país afirmou não dar muito a valor a esse detalhe.
Pau de selfie
Febre entre os anos 2014 e 2015, o pau de selfie também fez parte do estudo. Novamente, líder dentro os países pesquisados, 55% dos moradores do Brasil afirmaram ter utilizado o item para tirar fotos durante férias.
No outro extremo, 93% dos finlandeses e 89% dos dinamarqueses afirmaram nunca ter usado esse gadget em viagens.
“Nossos resultados comprovaram que esse hábito incomoda alguns estrangeiros, principalmente britânicos (39%), australianos (34%) e americanos (31%), então pode ser uma boa ideia deixar esse recurso de lado em algumas ocasiões”, sugere Correia.
Sobre o estudo
O estudo “Tendências de Viagens 2016” apresenta os resultados de uma análise realizada pela Radius Kommunikation para a momondo revelando quais os hábitos de viagens dos brasileiros e outras 19 nacionalidades.
Os dados foram recolhidos entre 6 e 13 de janeiro de 2016 através de um e-survey realizado através da Cint pannel. Os dados relacionados com o Brasil contaram com a participação de 973 brasileiros com idades entre os 18 e os 65 anos.