Casual

Brasileira é eleita melhor jogadora do mundo no handebol

A ponta-direita Alexandra se tornou a primeira atleta do país a ser eleita melhor jogadora da modalidade pela Federação Internacional de Handebol


	Alexandra (com a bola): com 28% dos votos, a brasileira ficou na frente da norueguesa Heidi Löke e da montenegrina Bojana Popovic, empatadas na segunda colocação
 (CBHb)

Alexandra (com a bola): com 28% dos votos, a brasileira ficou na frente da norueguesa Heidi Löke e da montenegrina Bojana Popovic, empatadas na segunda colocação (CBHb)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 10h09.

Basileia - A ponta-direita Alexandra conseguiu um feito histórico para o handebol brasileiro e, nesta terça-feira, se tornou a primeira atleta do País a ser eleita melhor jogadora da modalidade pela Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês).

A eleição contou com participação de torcedores, jornalistas e especialistas da entidade.

Para ficar com o prêmio, Alexandra precisou derrotar as outras quatro indicadas, todas vindas de países com mais tradição no handebol.

Com 28% dos votos, ela ficou na frente da norueguesa Heidi Löke e da montenegrina Bojana Popovic, empatadas na segunda colocação, com 24%, além da croata Andrea Penezic e de outra montenegrina, Katarina Bulatovic, empatadas em quarto, com 12%.

Jogadora do Hypo, da Áustria, clube com o qual a Confederação Brasileira mantém parceria, a ponta-direita foi eleita a melhor de sua posição da Olimpíada de Londres, ajudando a seleção a terminar na inédita sexta colocação. Antes, ela já havia se destacado no Mundial de 2011, realizado no Brasil, quando foi artilheira da competição.

Aos 31 anos, Alexandra receberá seu prêmio no dia 27 de janeiro, em Barcelona, em cerimônia que acontecerá antes da decisão do Campeonato Mundial masculino da modalidade. Além de um troféu, ela ganhará um cheque no valor de 10 mil dólares.

Essa foi a segunda vez que um atleta brasileiro foi indicado como melhor do mundo no handebol. Em 2003, Bruno Souza terminou na terceira colocação da votação entre os homens. Já em 2012, o prêmio ficou com o francês Daniel Narcisse, de 33 anos, que recebeu 25% por cento dos votos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAtletasDados de BrasilEsportesEsportistas

Mais de Casual

Brunch em São Paulo: 7 hotéis e restaurantes para aproveitar uma refeição sem pressa

Angelina Jolie vai colocar Ferrari GT 250 à venda em leilão em Paris; veja valor

Fábrica da BMW em SC começará a produzir primeiro carro híbrido plug-in nacional

Hario inaugura espaço gastronômico único no mundo em São Paulo