Casual

Bienal de São Paulo 2018 é aberta ao público. Saiba tudo sobre o evento

Com o tema ​"Afinidades afetivas", ​33ª Bienal tem como foco questões sobre a atenção em um mundo de informações fragmentadas

Exposição de Claudia Fontes, na 33ª Bienal de São Paulo: evento se encerra no dia 9 de dezembro (Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo/Divulgação)

Exposição de Claudia Fontes, na 33ª Bienal de São Paulo: evento se encerra no dia 9 de dezembro (Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 09h00.

Última atualização em 7 de setembro de 2018 às 09h00.

São Paulo - A partir desta sexta-feira (7), às 9h, até o dia 9 de dezembro, a 33ª Bienal de São Paulo ficará aberta ao público. A edição desse ano terá como temas principais a presença e atenção como uma reação a um mundo de verdades prontas, no qual a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e à passividade.

O título "Afinidades afetivas" foi escolhido por conta das relações artísticas e culturais entre os artistas envolvidos no evento. Para esta edição, ao lado dos doze projetos individuais eleitos pelo curador-geral, foram convidados sete artistas-curadores para apresentarem mostras coletivas com total liberdade na escolha dos artistas e seleção das obras. A única estipulação foi que incluíssem trabalhos de sua própria autoria.

Além das exposições, um programa de encontros, palestras, performances e ativações de obra acontecem nos espaços da 33ª Bienal com periodicidade semanal. Em novembro, o simpósio "Práticas de atenção" reúne conversas, oficinas e performances em torno de um dos temas centrais do evento.

Adicionalmente, artistas farão performances e ativações de suas obras distribuídas em eventos no espaço e também em plataformas online.

Os visitantes do evento podem acessar um audioguia, que traz cerca de 50 faixas em que os artistas utilizam o som e as narrativas como extensão de suas práticas artísticas expostas no evento. As transcrições e traduções dos áudios estão disponíveis abaixo dos players.

Nesta edição, o evento fez uma parceria com a plataforma de streaming Spotify, que também disponibiliza o conteúdo do audioguia como podcast, que pode ser acessado pelos celulares dos visitantes. Na plataforma, também estão disponíveis playlists de seleções musicais feitas pelos artistas participantes.

No app, o usuário encontra conteúdos da exposição, além de uma versão digital e jogável da publicação educativa "Convite à atenção", que propõe quatro etapas de exercícios de atenção, entre outras atividades.

A 33ª Bienal terá áreas livres para descanso e reflexão entre as diferentes exposições, em consonância com a proposta de criação de espaços favoráveis a desacelerar, observar e compartilhar experiências.

Serviço

33ª Bienal de São Paulo – ​Afinidades afetivas
Data: de 7 de setembro a 9 de dezembro
Horários: Ter, qua, sex, dom e feriados: 9h - 19h (entrada até às 18h) e qui, sáb: 9h - 22h (entrada até às 21h). Fechado às segundas
Entrada: Gratuita
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera
Site: bienal.org.br

Acompanhe tudo sobre:Artes visuaisEventossao-paulo

Mais de Casual

Sob o sol do Brasil, grife italiana de iates de luxo fatura R$ 560 milhões

Prédio 'árvore' em Balneário Camboriú promete ar puro aos moradores; unidades custam R$ 4,5 milhões

CEO da Sephora está de olho nos desejos dos consumidores no TikTok e no Instagram

Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina