Casual

Biblioteca do Congresso dos EUA registra 'Bambi' como tesouro nacional

Além do clássico da Walt Disney, outros 24 filmes também entraram na lista

A animação Bambi foi feita em 1942 (Disney/Divulgação)

A animação Bambi foi feita em 1942 (Disney/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2012 às 15h02.

Washington - A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que preservará 'Bambi', 'Forrest Gump', 'El Mariachi' e outros 22 filmes considerados tesouros nacionais, artísticos e culturais, por sua influência na cultura americana.

Os filmes, que cobrem um período que vai de 1912 a 1994, passarão a engrossar o catálogo nacional de filmes da prestigiada biblioteca, por representarem 'a rica diversidade criativa e cultural do cinema americano', informou a instituição em comunicado.

O clássico de animação de Walt Disney 'Bambi' foi eleito por sua 'atemporalidade' e por 'deleitar gerações desde sua estreia há cerca de 70 anos', assim como pela forma como esta fábula capta a beleza com suas imagens.

A Biblioteca do Congresso dos EUA elege anualmente 25 filmes para sua preservação, entre as milhares de propostas apresentadas pelo público, por sua importância 'cultural, histórica e estética' e sua relevância para a cultura do país.

A partir de agora, as aflições do inocente Forrest Gump, imortalizadas no filme homônimo de Robert Zemeckis, e as desventuras de 'El Mariachi', o longa-metragem em espanhol que tirou do anonimato o diretor Robert Rodríguez, serão conservadas como herança cultural.

A lista de 25 filmes inclui clássicos da história do cinema como 'Farrapo Humano' de Billy Wilder; 'O Cavalo de Ferro', a épica história do oeste americano de John Ford, e 'O Garoto', de Charles Chaplin.

Entre as obras mais recentes estão 'O Silêncio dos Inocentes', com Jodie Foster e Anthony Hopkins, e a história de violência nas salas de aula de 'O Preço do Desafio', do diretor cubano-americano Ramón Menéndez.

Todos estes filmes serão submetidos a um processo de conservação e classificação para que possam perdurar e serem desfrutados pelas gerações futuras. 

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Casual

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Mais na Exame