As tendências da moda para o verão 2012, segundo as passarelas da SPFW
Confira os principais destaques da São Paulo Fashion Week, que termina nesse sábado, e comece as suas apostas para o guarda-roupa na próxima estação
Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2011 às 19h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h32.
Quase que unânime nas coleções apresentadas até essa sexta no São Paulo Fashion Week, o amarelo lima deverá ser a cor favorita da próxima estação. Destaque para as grifes Samuel Cirnansck, Cori, Gloria Coelho e Iodice (foto). Os tons crus, pastéis e brancos também terão lugar cativo no verão, de acordo com Marcio Banfi. Osklen (foto) e Maria Bonita são exemplos que adotaram o cru em alguns de seus trajes. As peças, aparentemente simples, levaram elegância às passarelas.
As estampas florais e tropicais também devem estar em alta na próxima estação, segundo Banfi. Animale (foto), Maria Bonita e Cavalera são alguns exemplos de grifes que apostaram nas flores. Já o tropicalismo é ilustrado pelas coleções da Tufi Duek, com sua inspiração na cultura indígena, e na Triton (foto), que, apesar de ter se inspirado na Califórnia, trouxe estampas que lembram muito a natureza brasileira.
Linho, malhas finas, rendas, tricôs, transparências, brilhos e couro (sim, couro!). Tudo isso apareceu nas passarelas da São Paulo Fashion Week e promete ficar para o calor de 2012, de acordo com o professor da Faculdade Santa Marcelina. Apesar de ser um material geralmente associado ao clima frio, o couro deve ir para as lojas no verão. “Esse couro que apareceu agora é muito leve, não é igual ao do inverno, que é pesado, rígido”, afirma Mariana Roncoletta, stylist e professora do curso de Design de Moda da Anhembi Morumbi. A mistura do couro com outros materiais vai garantir um look fresco e elegante na estação. A Cavalera, Osklen, Maria Bonita (foto), Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho (foto) exploraram bastante esses tecidos nesta edição da Fashion Week.
As roupas femininas e delicadas da coleção do estilista Alexandre Herchcovitch (foto) vão ser tendência devido ao seu shape acinturado. A cintura bem marcada apareceu também nos desfiles da Animale e de Samuel Cirnansck. Outra tendência não menos sofisticada apontada por Mariana Roncoletta é o shape em forma de saco, o oposto dos looks acinturados. Entre os representantes dos looks mais folgadinhos estão a Osklen e Huis Clos (foto).
Muito equilíbrio. É disso que as mulheres vão precisar no próximo verão, se depender da São Paulo Fashion Week. Segundo a stylist Mariana Roncoletta, a plataforma é a principal tendência para os pés das brasileiras. A Osklen e a Colcci chamaram a atenção com suas sandálias altas e com o design ousado. A grife de Oskar Metsavaht calçou as modelos com plataformas com detalhes em dourado reluzente. Já a Colcci, estrelada por Alessandra Ambrósio (esq.), exigiu do casting feminino uma concentração a mais para se equilibrar nos saltos de nada menos do que 16 centímetros. Que se preparem também as brasileiras.