Casual

"Argo" ganha prêmio principal do sindicato dos produtores

Nos últimos cinco anos, os filmes escolhidos pelo Producers Guild como os mais bem produzidos ganharam o Oscar de melhor filme

Ben Affleck em cena do filme Argo (2012) (Reprodução)

Ben Affleck em cena do filme Argo (2012) (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2013 às 11h18.

Los Angeles - O filme "Argo", drama sobre os reféns dos EUA no Irã em 1979, continuou sua trajetória de premiações ao ganhar no sábado o troféu principal concedido pelo sindicato norte-americano dos produtores de cinema e TV, o PGA Awards, recebendo assim mais um impulso para a cerimônia do Oscar.

Nos últimos cinco anos, os filmes escolhidos pelo Producers Guild como os mais bem produzidos  ganharam o Oscar de melhor filme.

"Estou realmente surpreso. Eu nem faço parte do PGA (Producers Guild of America)",disse o diretor, produtor e ator de Argo, Ben Affleck, ao receber o prêmio para o filme, que conta a história real do resgate dos diplomatas norte-americanos de Teerã após a Revolução Islâmica, em 1979.

"Eu ainda estou atuando e disponível", acrescentou Affleck, sorrindo, acompanhado no palco por Grant Heslov, co-produtor de "Argo". George Clooney, também produtor, não compareceu ao evento em Beverly Hills.

O prêmio PGA é considerado uma boa referência para o sucesso de um filme, já que boa parte dos mais de 5 mil membros do sindicato integram também a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que escolhe os premiados com o Oscar.

Argo foi um dos selecionados no início deste mês para disputar o Oscar de melhor filme, mas Affleck foi esnobado na categoria de diretor. Apesar disso, este mês ele ganhou um Globo de Ouro por sua direção e Argo também levou o prêmio de melhor drama.

Argo disputou no sábado o prêmio PGA com nove filmes, incluindo "Lincoln", de Steven Spielberg, o musical "Les Miserables" e "A Hora mais Escura", de Kathryn Bigelow, sobre a caçada a Osama bin Laden.

Também eram cotados "Django Livre", filme de humor negro de Quentin Tarantino, o novo James Bond, "007 - Operação Skyfall", "A Vida de PI", de Ang Lee e a comédia "O Lado Bom da Vida".

Muitos filmes nomeados para o PGA também estão na corrida para o Oscar de melhor filme, em 24 de fevereiro.

Ao contrário do Oscar, tanto o PGA Awards como o Globo de Ouro também são concedidos aos produtores de dramas e comédias de televisão.

O filme da HBO "Virando o Jogo" sobre a candidatura de Sarah Palin a vice-presidente dos Estados Unidos, em 2008, ganhou o prêmio de destaque de produção de telefilme e "Modern Family", da ABC, o de melhor produção de comédia de televisão. "Homeland" ficou com o troféu de melhor drama de TV.

(Por Sue Zeidler) (maitesouza@hotmail.com)

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesOscar

Mais de Casual

Como é provar o vinho italiano eleito o melhor do mundo

Arraial no Alto do chef Onildo Rocha tem vista panorâmica para o centro de São Paulo

Esta vinícola de SP liderou uma revolução na produção de vinho e já vê a próxima grande virada

Oficina Reserva apresenta camisa que se mantém esticada através da temperatura do corpo

Mais na Exame