Casual

Após pôster polêmico, Dead Kennedys cancela turnê no Brasil

Banda alegou que preza pela segurança dos fãs e que gostou do cartaz, mas foi atacada por propagadores de ódio "de todos os lados"

Pôster promocional dos shows: após repercussão, ele foi apagado do perfil da banda (Facebook/Divulgação)

Pôster promocional dos shows: após repercussão, ele foi apagado do perfil da banda (Facebook/Divulgação)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 26 de abril de 2019 às 17h26.

Última atualização em 27 de abril de 2019 às 00h09.

São Paulo - A turnê da banda de punk rock Dead Kennedys no Brasil foi cancelada após a repercussão de um polêmico pôster promocional que fazia uma clara crítica aos eleitores do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pela própria banda em seu perfil oficial no Facebook.

A ilustração mostrava uma família, vestida com camisas da seleção e maquiagem de palhaço, empunhando armas e dizendo: “Eu adoro o cheio de pobre morto pela manhã”. No desenho haviam ainda tanques do Exército com uma bandeira similar à do nazismo, mas com um cifrão no lugar da suástica. Ao fundo, uma comunidade em um morro é incendiada. A arte também fazia menção à corrupção “subterrânea” dos políticos.

No post, a banda culpa o promotor dos shows no Brasil, destacando que "ações estúpidas foram tomadas, que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados". Os músicos confessam que gostaram do pôster e concordaram com a ideia. Contudo, temendo pela segurança dos fãs, preferiram cancelar os shows e doar uma porcentagem dos rendimentos para uma instituição de caridade.

Veja abaixo a nota completa divulgada no perfil da banda:

"Ok Pessoal; o promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados. Mesmo assim, nós consideramos que o pôster ficou bem legal e nós concordamos com a ideia; as consequências criaram uma situação bastante perigosa para nossos fãs que frequentam nossos shows. Nós nunca colocamos nosso público em risco, visto que isso não representa o que somos. Por esta razão, infelizmente estamos bastante tristes em informar que a banda não mais poderá tocar no Brasil este ano; sentimos que esta é realmente a única alternativa de manter as pessoas seguras. Nós faremos uma doação da porcentagem dos rendimentos que nos foram antecipados para uma instituição de caridade".

Comunicado de cancelamento da turnê do Dead Kennedys

Comunicado de cancelamento da turnê do Dead Kennedys (Dead Kennedys/ Facebook/Reprodução)

Entenda

Após o pôster viralizar, ele foi apagado do perfil da banda na rede social. A banda então divulgou comunicado negando que a arte tenha sido oficial.

Contudo, o ilustrador do pôster, o brasileiro Cristiano Suarez, chegou a postar em um story que a arte era oficial, mas a banda se assustou com a repercussão. O comunicado foi posteriormente apagado do perfil da banda. Cristiano também retirou o pôster e a postagem do seu feed após a polêmica.

A suposição de que a banda voltou atrás na provocação rendeu protestos dos fãs brasileiros

A banda iria celebrar seus 40 anos em quatro shows pelo país em maio. Os músicos iam se apresentar no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

O vocalista Jello Biafra, famoso por seu discurso anárquico, antifascista e contra guerras, deixou o grupo no começo dos anos 2000, após uma briga com os outros integrantes por direitos autorais.

 

Acompanhe tudo sobre:MúsicaShows-de-música

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação