Alexander Kristoff (Stephane Mahe/Reuters)
EFE
Publicado em 29 de julho de 2018 às 15h33.
Paris - O campeão europeu de ciclismo de estrada Alexander Kristoff venceu neste domingo a 21ª e última etapa do Tour de France, superando o alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo) e o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) no sprint final na Champs-Élyseés.
Em um dia que tradicionalmente é de festas para o camisa amarela, definido na véspera, Kristoff acelerou no fim e completou o trecho de 116 quilômetros entre Houilles e o centro de Paris em 2h46min36s, para vencer uma etapa do Tour pela primeira vez, deixando Degenkolb em segundo e Démare em terceiro.
Alguns metros para trás, entrava na tradicional praça o britânico Geraint Thomas (Sky), recebendo os aplausos do seu companheiro de equipe e tetracampeão da prova Chris Froome, que desta vez obteve o terceiro lugar geral. Eles foram 67º e 69º do dia, respectivamente, enquanto o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), vice-campeão de 2018, foi o 36º.
Thomas, de 32 anos, estudou com o jogador de futebol Gareth Bale na Whitchurch High School, em Cardiff, é amante de rugby e de cerveja, e dá sequência à dinastia recente da Sky e do Reino Unido na corrida francesa em que obtiveram o sexto título nos últimos sete anos. Bradley Wiggins foi o campeão em 2012, enquanto Froome triunfou em 2013, 2015, 2016 e 2017.