9 coisas que provam que cerveja não é só para beber
Itens de beleza e gastronomia trazem compostos à base de cerveja para fisgar os amantes da bebida
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2014 às 16h58.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h02.
São Paulo – Cerveja não serve apenas para refrescar um dia de calor ou como pretexto para reunir os amigos em uma mesa de bar . A bebida que é paixão nacional se tornou matéria-prima de outros produtos, que usam sua popularidade e seus benefícios à saúde para inovar. Seja em itens de beleza, seja na gastronomia, as vitaminas (principalmente do complexo B) e os antioxidantes presentes nos ingredientes da bebida continuam. Confira a seguir algumas invenções que foram inspiradas na cerveja.
É líquido, mas não é de beber. Esse shampoo composto de levedo de cerveja, que fortalece, e malte, que ajuda a nutrir a fibra capilar e condicionar, segundo o fabricante. A fórmula traz ainda raspas de laranja, para purificar o couro cabeludo. O Clean Brew, da marca Redken, é voltado para o público masculino e vendido em salões de beleza no Brasil pelo preço sugerido de 58 reais. Outro exemplo criado a partir da “breja” é o E.S.B Shampoo, da Duffy’s Brew, fabricado com cerveja Extra Special Bitter da Elysian Brewing e vendido por 18 dólares. A Duffy’s Brew também fabrica condicionador de cabelos na mesma linha.
Também na linha de cuidados pessoais, a cerveja tem sido usada para fazer sabonete. As unidades da Confraria Beer Soap, por exemplo, são feitas apenas com ingredientes vegetais misturados a um dos tipos de bebida, na proporção de 30%: Weiss, Lager, Porter, Bock, Brown, Red ou Pale Ale. Segundo o fabricante, os cereais usados (aveia, cevada e trigo), o lúpulo e os grãos maltados criam uma combinação que traz efeito calmante, antibacteriano, anti-inflamatório, antisséptico, antiviral e sedoso. Marcas famosas de cerveja estampam alguns desses rótulos, como Stella Artois, Paulaner e Heineken. Os preços variam de acordo com o tipo e giram em torno de 20 reais a unidade de 90 gramas.
Se um copo de cerveja não for suficiente para refrescar, misturar sorvete com a bebida pode ser uma solução criativa e, acredite, saborosa. O Craft Beer Ice Cream, por exemplo, combina gelato e cervejas artesanais e é vendido em diversos bares e cervejarias em São Paulo, como o Empório Alto de Pinheiros e a Cervejaria Nacional.
É possível unir duas paixões brasileiras em uma só. Brigadeiro com cerveja é uma das guloseimas criadas pela Rir Brigaderia, em São Paulo. A loja vende bisnaga de brigadeiro com cerveja Pilsen e Bock (duas por 16 reais), mini copos americanos com o produto (conjunto com três custa 26 reais), para comer com colher, e brigadeiros enrolados feitos com a bebida (1,5 real, cada).
A união de doce com cerveja não se restringe ao brigadeiro. Uma barra de chocolate da marca Vosges mistura Stout de chocolate da companhia Rogue, chocolate amargo 70%, sal defumado e caramelo de açúcar queimado. No site da Vosges, uma unidade de 85 gramas custa 7,5 dólares.
Outra guloseima que entrou na dança foi o pirulito. A empresa de doces Lollyphile, que faz sabores diferentes, criou uma versão de cerveja Lager. Um pacote com quatro unidades custa 10 dólares, com uma dúzia custa 24 dólares e, com 36, 58 dólares. Além desse sabor, ainda são produzidos pirulitos de vinho. Ainda não são aceitos pedidos internacionais no site da marca.
Muita gente gosta de tomar cerveja comendo um tira-gosto em conserva. Agora, é possível fazer ambos ao mesmo tempo. A marca americana Brooklyn Brine Co. lançou o Hop Pickle, uma conserva de pepino com cebolas caramelizadas, óleo de lúpulo cascade e cerveja Dogfish Head 60 Minute IPA. À venda nos Estados Unidos e Canadá, ele custa pouco menos de 9 dólares.
Cerveja para hidratar os lábios, sem beber uma gota sequer. É essa a proposta do Double IPA, brilho labial da Atlantic Farms, que usa uma grande quantidade de flores de lúpulo, além de óleo de oliva, de sementes de cânhamo e de coco, em sua fórmula. No site da companhia, o hidratante está à venda por 5 dólares.
Criado pela marca PurplecatCreatives, o perfume Bohemian Lager traz o melhor do aroma da cerveja para o frasco. O produto é manufaturado e mistura, além da bebida, aromas de abóbora, patchouli, temperos e resina de carvalho. Uma unidade de 30 mililitros custa 40 dólares.
Mais lidas
Mais de Casual
Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de anoOs espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo
Mais na Exame
Líderes ExtraordináriosA volatilidade do papel do Marketing nas organizações