-
1. Ruínas históricas
zoom_out_map
1/11 (ThinkStock)
São Paulo – Conhecer cidades antigas é sempre enriquecedor, quando essas cidades já estão em ruínas, a experiência passa a ser uma verdadeira imersão pela história da humanidade. A edição comemorativa do Guia O Viajante Europa compilou uma lista com 9 cidades em ruínas na
Europa Mediterrânea que vale a pena conhecer. Regiões como Selçuk e Pompeia fazem parte da seleção. Veja nas imagens os detalhes de cada uma delas.
-
2. Selçuk
zoom_out_map
2/11 (Wikimedia Commons)
Selçuk é um pequeno município turco que abriga as ruínas da cidade greco-romana de Éfeso. A região prosperou no período clássico Jônia e, já sob o domínio romano, foi o segundo maior centro do império. A cidade foi fundada no século 10 a.C. Por lá, a monumental fachada da Biblioteca de Celso, o Grande Teatro e as Casas da Encosta são alguns dos locais para visitar. Éfeso já foi famosa pelo seu Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Desse monumento, apenas uma solitária coluna, reconstruída por arqueólogos alemães no século 19 após incêndios, terremotos e ataques, é o que resta para conhecer.
-
3. Pompeia
zoom_out_map
3/11 (Wikimedia Commons/Pedrassani)
No sul da
Itália, Pompeia já foi um importante centro comercial do Império Romano e, atualmente, é um sítio arqueológico. No século 79 d.C, a região foi coberta pelas cinzas do Vulcão Vesúvio, e assim permaneceu por 1.600 anos, até ser descoberta por acaso em 1748.
-
4. Roma
zoom_out_map
4/11 (anyaberkut/Thinkstock)
Visitar Roma é como respirar história. Para conhecer, o Arco de Constantino e o Coliseu são duas atrações imperdíveis. O Foro Romano, as Termas de Caracalla e Via Appia Antica e suas incríveis catacumbas também merecem ser visitadas.
-
5. Sicília
zoom_out_map
5/11 (Wikimedia Commons)
Além das belíssimas praias, Sicília tem despontado como destino por seu imenso valor histórico. Entre as atrações arqueológicas, o Valle dei Templi, nos arredores da cidade de Agrigento, o Teatro Antico, e o grandioso Monte Etna são monumentos que vale a pena conhecer. Na parte sul da ilha, os sítios arqueológicos gregos, ruínas bizantinas, vielas medievais, praças barrocas, edifícios renascentistas também são pontos imperdíveis. A Villa Romana del Casale, uma construção romana do século IV d.C. declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é outro destaque.
-
6. Atenas
zoom_out_map
6/11 (.)
Atenas está entre as mais famosas cidades ruínas do continente europeu.
Por lá, o Partenon, uma das principais atrações, foi construído em homenagem à deusa Atena, padroeira da cidade.
O Museu da Acrópole reúne várias peças recuperadas que fazem parte do seu inestimável acervo.
Também vale a pena conhecer a Ágora Antiga, um complexo estabelecido na área onde ficava o antigo mercado de Atenas e onde ocorriam as famosas assembleias populares, e as ruínas do Tempo de Zeus Olímpico.
-
7. Nîmes
zoom_out_map
7/11 (Wikimedia Commons/Andim)
Nîmes está localizada na Provence francesa e é uma região cheia de ruínas romanas, entre elas uma arena em ótimo estado de preservação. A cidade é famosa por festivais célebres, que incluem touradas e reconstituições históricas do período romano. Outra atração é a Pont du Gard, um monumental aqueduto romano de 2.000 anos.
-
8. Arles
zoom_out_map
8/11 (ThinkStock)
Arles fica próxima da cidade de Nîmes e é conhecida por ter inspirado Van Gogh a produzir mais de 300 pinturas. As ruínas dos diversos monumentos do Império Romano, como o Teatro Antigo, as Arenas, o Fórum, as Termas de Constantino e a necrópole de Alyscamps, são alguns dos principais atrativos da região.
-
9. Micenas
zoom_out_map
9/11 (Wikimedia Commons/Slick-o-bot)
A histórica cidade de Micenas foi o centro de uma das mais sofisticadas civilizações da antiguidade e atualmente as ruínas de templos, túmulos e de um grandioso palácio são atrações imperdíveis por lá. A Porta dos Leões, uma das construções mais famosas da região, é um pórtico de pedra com relevos em cada lado da coluna representando dois leões em rampante.
-
10. Olímpia
zoom_out_map
10/11 (Wikimedia Commons/Karta24)
Conhecida por ter sido o berço das Olímpiadas, Olímpia alcançou seu esplendor entre os séculos V e IV a.C., quando foram erguidos diversos edifícios e monumentos. O Museu Arqueológico de Olímpia, local onde ficava o antigo Templo de Zeus, é uma das atrações da região.
-
11. Falando em viagem...
zoom_out_map
11/11 (ThinkStock)