Exame Logo

8 maneiras de evitar e combater a ressaca

Beber muita água é uma das principais regras para evitar os incômodos sintomas provocados pelo excesso de álcool

Cachaça não é água (Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2015 às 06h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h50.

São Paulo – Carnaval é sinônimo de excesso em quase todos os sentidos e a bebida alcoólica é um deles. Quem gosta da folia muitas vezes perde as estribeiras e acaba bebendo além do que o corpo aguenta. O resultado, no dia seguinte, costuma ser a nada agradável ressaca. Para que a Quarta-feira de Cinzas não seja um dia ainda mais difícil, é importante tomar algumas atitudes antes, durante e depois da bebedeira. Confira nas imagens o que fazer para afastar a ressaca e pular sem sofrer.
  • 2. Beba água

    2 /9(Thinkstock)

  • Veja também

    De acordo com a coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR, Ana Maria Gonçalves, a hidratação é muito importante para evitar o desconforto da ressaca. Por isso, vale a pena intercalar álcool e água (um gole da bebida para dois de água) durante toda a festa.
  • 3. Coma ovo

    3 /9(Freeimages.com/Divulgação)

  • O ovo de galinha é um aliado na prevenção e na cura dos sintomas provocados pelo excesso de álcool. O ovo possui substâncias que ajudam a reverter a intoxicação do organismo pela bebida. Um ovo cozido antes e outro depois da bebedeira seria o ideal para evitar o problema. Segundo Ana Maria, a única restrição é em relação ao ovo cru, que pode ser prejudicial à saúde e deve ser evitado.
  • 4. Coma atum em lata com azeite de oliva

    4 /9(Gustavo Arrais / Boa Forma)

    Segundo a nutricionista Ana Maria, o atum, se combinado com azeite de oliva, reduz o ritmo de absorção do álcool pelo corpo. É ainda um peixe rico em ômega 3, em proteínas pouco gordurosa e em vitaminas e minerais (ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B).
  • 5. Consuma muitas frutas e vegetais

    5 /9(Sheila Oliveira / Boa Forma)

    A nutricionista Sonja Salles, frutommelier da marca Greenday, também indica o consumo de frutas para combater o mal-estar. O cardápio deve ter, pelo menos, 3 frutas por dia (uma pela manhã, outra na sobremesa e a última antes de dormir) e 2 tipos de vegetal (um no almoço e outro no jantar). Entre as frutas, é necessário ter, no mínimo, uma que tenha cor roxa ou vermelha, por ter mais antioxidantes.
  • 6. Se não tiver fruta, beba suco

    6 /9(Ramzi Hashisho / Stock Xchng)

    Suco 100% integral pode ser uma boa opção às frutas. Uma caixinha individual pode ser considerada uma porção de fruta, segundo Sonja, já que suas substâncias antioxidantes estão ativas, devido ao processo de pasteurização.
  • 7. Evite frituras, alimentos processados e refrigerantes

    7 /9(McCain/Divulgação)

    Quando se está de ressaca, tudo que o corpo precisa é de uma alimentação leve, para facilitar a desintoxicação. Por isso, a nutricionista Sonja Salles afirma que frituras, alimentos embutidos e processados, e refrigerantes devem ser cortados do cardápio temporariamente.
  • 8. Prefira alimentos integrais

    8 /9(USP Imagens)

    Sonja também indica o consumo de alimentos integrais para que o organismo tenha mais energia para se recuperar. Além disso, grãos integrais podem ajudar na desintoxicação, por serem ricos em vitamina B e ácidos essenciais.
  • 9. Veja, agora:

    9 /9(Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:Álcool combustívelAlimentosAlimentos funcionaisbebidas-alcoolicasCarnavalSaúdeSaúde e boa formaTrigo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame