8 hábitos à mesa que podem prevenir diabetes
Doença é considerada epidemia mundial e tem um dia de combate só para ela
Daniela Barbosa
Publicado em 14 de novembro de 2015 às 06h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h26.
São Paulo – O diabetes já é considerado por muitos especialistas epidemia mundial e segundo estimativas, mais de 380 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a doença . O que muita gente não sabe, no entanto, é que algumas atitudes simples à mesa podem evitar que o problema apareça. A importância de combater o diabetes é tão grande, que existe um dia mundial de prevenção da doença: 14 de novembro. Para reforçar a data, Ana Maria Gonçalves, coordenadora dos cursos de gastronomia e de nutrição do IBMR, listou 8 dicas para prevenir a doença. Veja nas imagens quais são elas:
De acordo com Ana Maria, na hora de consumir leite, iogurtes ou queijos, o ideal é que a versão desnatada ou light seja preferida.
Frutas e verduras devem fazer parte do cardápio. "Incorpore na sua dieta habitual a maior quantidade possível e evite descascar algumas frutas, como figo, pêssego e maçã, o que pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo", explica a nutricionista.
Os temperos industrializados contêm grande quantidade de sal. Você pode ver aqui 10 temperos naturais que substituem o sal.
De acordo com Ana Maria, no lugar de frituras, dê preferência a alimentos grelhados e cozidos. Além disso, é necessário também diminuir a quantidade de gorduras, como óleo, manteiga, e de carboidratos. "Infelizmente, a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado", afirma.
No lugar das chamadas comidas rápidas, a nutricionista aconselha que seja escolhida comida com preparação caseira.
Ricos em ômega 3, os peixes, principalmente os de águas profundas e geladas, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha, devem fazer parte da dieta, pois trazem inúmeros benefícios à saúde.
As amêndoas, em especial, são ricas em gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas e contêm boas quantidades de magnésio.
Segundo Ana Maria, a aveia e a farinha integral são alimentos ricos em fibras, que vão evitar os picos de glicose e da produção de insulina.