8 esportistas que, a exemplo de Rogério Ceni, conquistaram marcas históricas
Goleiro do São Paulo Futebol Clube completa 1.000 jogos nesta quarta-feira; relembre outros recordes
Da Redação
Publicado em 7 de setembro de 2011 às 09h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h31.
São Paulo – Quando entrar em campo nesta quarta-feira, no estádio do Morumbi, o goleiro Rogério Ceni completará mil jogos com a camisa do São Paulo. A marca, que dificilmente será superada por outro jogador do clube, é comemorada no mesmo ano em que o goleiro entrou para a história do futebol mundial ao marcar o centésimo gol em uma partida contra o Corinthians. Qualquer que seja o esporte, a quebra de recordes é a meta de todos os atletas. EXAME.com lista a seguir oito esportistas brasileiros que atingiram esse objetivo. Os internautas estão convidados a registrar no espaço dedicado aos comentários outros nomes consagrados que entraram para a história do esporte.
São Paulo – Em 1991, Ayrton Senna tornou-se o mais jovem tricampeão mundial de Fórmula 1. O piloto brasileiro, que teve a carreira (e a vida) tragicamente interrompida em um acidente em 1º de maio de 1994, ainda é o maior recordista de pole positions consecutivas: foram oito corridas largando na primeira posição entre 1988 e 1989.
São Paulo – No dia 19 de novembro de 1969, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, marcou o milésimo gol de sua carreira. A marca foi atingida em uma partida contra o Vasco, no Maracanã.
São Paulo – Em 2000, Gustavo Kuerten, o Guga, se tornou o primeiro tenista brasileiro a alcançar o topo do ranking mundial. Entre as inúmeras conquistas, o tenista brasileiro tem três títulos em Roland Garros.
São Paulo – Em 18 de novembro de 1960, em Los Angeles, Éder Jofre venceu o mexicano Eloy Sanchez e sagrou-se campeão mundial de boxe, o primeiro título conquistado por um pugilista brasileiro.
São Paulo – No dia 27 de junho de 2006, Ronaldo Luiz Nazário, o Fenômeno, marcou contra a seleção de Gana o seu 15º gol em Copas do Mundo, se tornando o maior artilheiro da história nesse torneio.
São Paulo – Em 1959, Maria Esther Bueno venceu o torneio de Winbledon, se tornando a primeira tenista brasileira a levantar um troféu de um grand slam. De quebra, foi eleita a melhor tenista do mundo.
São Paulo – No dia 27 de outubro de 2001, Oscar Schmidt, o Mão Santa, quebrou o recorde mundial ao superar a marca de 46.723 pontos do lendário pivô Kareen Abdul-Jabbar, que jogou 20 anos na NBA. O feito aconteceu no Maracanãzinho, em um Fla-Flu. Oscar encerrou a carreira com 49.703 pontos.
São Paulo – Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos em prova de atletismo. Além disso, quebrou o recorde olímpico e mundial do salto triplo.