-
1. Turistas cervejeiros
zoom_out_map
1/9 (Agência Odin / Veja BH)
São Paulo – Quem ama
viajar e beber
cerveja pode unir esses dois grandes prazeres e conhecer novos lugares e sabores da
bebida. O livro “Brasil Beer” (editora Gutenberg), de Henrique Oliveira e Hélcio Drumond, é um guia que, além de explicar as diferentes espécies de cerveja e as especificidades dos vários rótulos produzidos no Brasil, traça roteiros em todas as regiões do país para quem é fissurado no produto. A seguir, você confere a lista das cidades que compõem um dos vários trajetos sugeridos por eles dentro do estado de São Paulo.
-
2. Campinas
zoom_out_map
2/9 (Divulgação/Imovelweb)
Em meio às grandes descobertas tecnológicas que são feitas na cidade de Campinas, a 96 quilômetros da capital, uma nanocervejaria é um bom começo para o roteiro. A ArteBrew, criada em 2002, não tem pontos de venda físicos, aceita encomendas e produz artesanalmente cerveja do tipo Pale Ale, de cor âmbar, aroma frutado e sabor de malte suavemente amargo. Ela também dá cursos de fabricação da bebida e vende materiais para a produção.
-
3. Vinhedo
zoom_out_map
3/9 (Divulgação/Prefeitura)
Seguindo de Campinas para Vinhedo, a 18 quilômetros de distância, o turista cervejeiro poderá conhecer a Germânia, cervejaria erguida em 1991 que, entre outros rótulos, produz uma bebida que mistura vinho tinto a cerveja. Outros tipos elaborados pela fábrica são a pilsen, pilsen claro, malzbier e lager escura.
-
4. Itatiba
zoom_out_map
4/9 (.)
A 89 quilômetros de São Paulo e 17 km de Vinhedo, a cidade de Itatiba tem a moderna fábrica Freising Bier, que serve chopps tirados diretamente dos tanques de fermentação e maturação. No bar, há cinco tipos de rótulos que podem ser escolhidos: pilsen, dunkel, weiss, stout e pale ale.
-
5. Capivari
zoom_out_map
5/9 (Divulgação)
Seguindo um pouco mais estrada afora, a cidade de Capivari é outra que não pode ser deixada de lado quando se fala de cerveja. Localizado a 136 quilômetros de São Paulo, o município, abriga a fábrica Worldbev, dona da marca Lecker. As cervejas produzidas pela marca são dos tipos pilsen, chopp malzbier, munique e chopp com mistura de vinho tinto.
-
6. Indaiatuba
zoom_out_map
6/9 (Fabio Mincarelli Monfrin/Wikimedia Commons)
A cervejaria Karavelle é a grande atração da cidade de Indaiatuba, a 103 quilômetros de São Paulo. A fábrica foi inaugurada em 2011 e já em 2012 ficou em terceiro lugar na disputa do Great South Beer Cup, na categoria Weiss. Em seu portfólio, há rótulos do tipo pilsen, weiss, red ale e dunkel.
-
7. Piracicaba
zoom_out_map
7/9 (Wikimedia Commons)
Só na cidade de Piracicaba, a 164 quilômetros da capital, há três fábricas de cervejas que valem a pena ser visitadas. A Cevada Pura, que pode ser visitada com agendamento antecipado e possui um bar chamado Cevada Chope Bar, a Dama Bier, onde há também um gastropub para ver e degustar a produção, e a Cervejaria Leuven, inspirada na escola belga de cervejas.
-
8. Ipeúna
zoom_out_map
8/9 (Divulgação)
Um pouco mais longe de São Paulo (208 quilômetros de distância), a cidade de Ipeúna é a casa da cervejaria Baumgartner, que fabrica a Glarus e recebe visitas agendadas com antecedência. Além de ver a fábrica, é possível apreciar o sabor das bebidas feitas por lá no bar Casal Vinte, na praça central do município. A 20 quilômetros dali, o município de Rio Claro tem também a fábrica da cerveja Prada, cujo mestre cervejeiro mostra os processos de produção nas modernas instalações.
-
9. Veja, agora, as armas de guerra de Paul Allen, da Microsoft
zoom_out_map
9/9 (Stephen Brashear/Getty Images)