6 vezes em que mulheres substituem homens como protagonistas
Dos filmes aos quadrinhos, as mulheres estão conquistando a cena estrelando em obras anteriormente protagonizadas por homens
Da Redação
Publicado em 11 de julho de 2016 às 17h24.
Desde meados do Século XX a cultura pop serve como um termômetro da época em que vivemos. Beatles, Woodstock, o fascínio pela ficção científica, o boom dos astros teen... São fenômenos que marcam época e dizem muito sobre o jeito como cada geração se comporta.
Pois bem, os anos 1980 (e meados dos 1990) foram a época de ouro para caras como Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Sylvester Stallone, Steven Seagal e por aí vai. Muito músculo, muita testosterona! Era isso que o povo queria ver no cinema .
Sim, muita gente ainda quer ver exatamente isso, mas as coisas estão mudando. Prova disso é o recente fenômeno dos protagonistas masculinos que estão sendo substituídos por mulheres , seja em produções inéditas ou em remakes.
Confira aqui seis exemplos contemporâneos:
1. Caça-Fantasmas
O ramake, que estreia em 14 de julo, traz agora um time de mulheres na luta contra os fantasmas que tocam o terror por onde passam. No lugar de Bill Murray e cia, entram em cena Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones.
A maravilhosa Sigourney Weaver, que trabalhou no filme original, também participa do remake. E essa é uma coincidência bem simbólica!
O clássico "Alien - O Oitavo Passageiro" originalmente não seria protagonizado pela tenente Ripley, só que Sigourney lacrou tanto no teste de elenco que Ridley Scott adaptou o roteiro. Vale lembrar que isso aconteceu há quase 40 anos!
2. Onze Homens e Um Segredo
Pouco foi divulgado até agora, mas já se sabe que o remake irá se chamar "Ocean's Eight" - os oito de Ocean, e não mais onze como no original - e que será protagonizado por mulheres dessa vez.
Sandra Bullock já está confirmada no papel principal e outras ótimas atrizes estão sendo cotadas para o elenco, como Cate Blanchett, Helena Bonham Carter e Elizabeth Banks. A direção será assinada por Gary Ross, de "Jogos Vorazes".
3. Salt
Nesse filme de 2010, o personagem de Angelina Jolie originalmente chamava-se Edwin Salt e seria interpretado por Tom Cruise. Só que rolaram umas tretas na produção e Cruise acabou caindo fora. Aí Angelina leu o roteiro, gostou do que viu e fez com que a história fosse adaptada.
"Angelina Jolie não é uma mulher que protagoniza filmes de ação, é protagonista de filmes de ação, simplesmente. Na realidade, é a primeira mulher a transcender a questão de gênero. Acho que isso nunca antes aconteceu", disse na época o produtor do filme, Lorenzo di Bonaventura.
4. O Segredo dos Seus Olhos (versão americana)
No filme original - que é argentino - uma mulher é estuprada e morta, gerando uma revolta profunda em seu marido, que busca justiça.
Já no remake americano (intitulado "Olhos da Justiça"), é a mãe da vítima que vive esse drama. O papel foi especialmente adaptado para que Julia Roberts pudesse interpretá-lo.
5. Star Wars
Nesse caso, nenhum personagem específico foi adaptado, mas a dinâmica da saga foi. E pensa numa aposta ousada, já que estamos falando de um clássico absoluto da cultura pop! Tanto na trilogia original (lançada entre 1977 e 1983) quanto na posterior (1999 a 2005), ninguém contava com o surgimento de uma Jedi mulher.
A princesa Lea provou ser badass ao matar sozinha o monstrengo Jabba e Padmé Amidala, apesar de insossa, também é uma personagem de destaque, mas "Star Wars" sempre foi uma saga de homens.
Para se ter uma ideia, em "O Império Contra Ataca", Lea é A ÚNICA mulher com nome e falas! O protagonismo de Rey em "O Despertar da Força" é um marco inegável na história dos filmes de ação e na cultura pop como um todo.
E ela não veio sozinha: o novo filme da franquia, "Rogue One" (que estreia em dezembro), também terá uma protagonista mulher, interpretada pela ótima Felicity Jones.
6. Homem de Ferro
Vem aí a "Mulher de Ferro", e ela é uma negra maravilhosa! Mas não pense que a personagem Riri Williams vai ser o braço direito do Tony Stark, ela vai literalmente substituí-lo nos quadrinhos da Marvel.
O anúncio foi feito essa semana pelo roteirista Brian Michael Bendis, criador da personagem. Já estamos torcendo para que a história de Riri também vire filme no futuro!